SAÚDE – Prefeitura de Caxias inicia implantação de Prontuário Eletrônico do Cidadão e realiza capacitação de profissionais de saúde
Na tarde dessa segunda-feira (4), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, realiza durante três dias a capacitação com profissionais das Unidades Básicas de Saúde, inicialmente nas UBSs dos bairros Castelo Branco e Fazendinha, da Saúde Bucal, Saúde na Hora e Saúde da Família, visando a expansão da implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas unidades.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um software, desenvolvido e disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), onde todas as informações clínicas e administrativas dos pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde ficam armazenadas. Segundo o Ministério da Saúde, o principal objetivo do sistema é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde, dando mais celeridade no atendimento ao paciente e possibilitar melhorias do cuidado à saúde.
Noeline Araújo, técnica de sistema da Atenção Primária de Saúde, ressaltou as vantagens da implantação do sistema. “O software vai facilitar o atendimento e o agendamento dos usuários. As informações dos pacientes estarão disponíveis a nível nacional, pois é um sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, frisa.
Em Caxias, o sistema será implantado nas 36 Unidades Básicas de Saúde, das zonas urbana e rural. Atualmente o sistema já está funcionando em 14 unidades.
A médica, Isa Maria, destacou a importância dos dados clínicos dos pacientes serem armazenados. “A Atenção Primária de Saúde é a porta de entrada do cidadão ao SUS e a partir do momento que ele for cadastrado no sistema, ele vai poder ter esse seguimento no atendimento, por isso é muito importante ter todos os dados e informações”, disse.