A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Transportes, expediu algumas orientações quanto ao uso da ciclofaixa, na Avenida Senador Alexandre Costa, que foi concluída no início desta semana.

É importante lembrar que a ciclofaixa é de uso exclusivo dos ciclistas, e que estão proibidos andar na contramão. Além do mais, devem parar quando houver algum retorno. Já os motoristas devem ter atenção redobrada ao mudarem de faixa. Outra observação para os ciclistas é que a velocidade permitida na ciclofaixa é de até 20 km/h.

“Essa faixa é exclusiva aos ciclistas, tanto os que praticam esportes como os que usam como meio de transporte. É preciso lembrá-los que é necessário mais atenção nos retornos e verificar a velocidade, para que possamos evitar acidentes”, destaca o secretário de Transportes, Alberto Simão.

Conforme o secretário, o uso indevido da ciclofaixa configura como infração grave, com aplicação de multa. Também não é permitido parar veículo em cima da ciclofaixa, estando o motorista destinado a mesma penalidade.

A Secretaria de Transportes está atenta ao trânsito da cidade e quer dar ao tráfego, maior mobilidade e segurança. “Nós já fizemos muito pelo trânsito e queremos fazer mais ainda nesta gestão. Pedimos que a população colabore e tenha mais respeito com a sinalização. Já implantamos 28 vagas de estacionamento no entorno da Praça da Pantheon e Mercado Central. E iremos trabalhar na implantação de semáforos nos cruzamentos que pedem essa sinalização “, conclui o secretário.

A ciclofaixa da Avenida Alexandre Costa é a primeira a ser implantada no município e já está finalizada. No local foi realizada toda a pintura com a implantação dos tachões e refletores de um lado e do outro da avenida.