A cidade de Caxias (MA) é referência no turismo, na saúde, e agora na educação, para outros estados brasileiros. O Programa instituído pela Prefeitura vem sendo destaque também para outras cidades. Nessa semana, a Prefeitura de Aquiráz no Estado do Ceará, solicitou uma cópia do Projeto de Lei que criou o Programa Prouni Municipal, para que possa também ser implementado no município.

O Programa concede bolsas 100% gratuitas para estudantes de baixa renda, que estudaram em escolas públicas e que não podem pagar faculdade privada.

“O Prouni Municipal é um programa de inovação da Prefeitura, fazendo com que alunos oriundos do ensino médio público de Caxias e que tenham interesse em fazer um curso de nível superior em qualquer área, tivessem a oportunidade de cursar. A cada vestibular da instituição conveniada, estamos ofertando de 10 a 15 vagas. Isso tem gerado algo bom para os nossos alunos. Além disso, realizamos um acompanhamento técnico pedagógico e assistencial, feito por um comitê, que analisa as notas dos alunos no Enem. Nós corremos atrás e descobrimos que o imposto ISS pago pelas universidades à prefeitura poderia custear as bolsas de estudo dos alunos”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“Quero dizer que é uma honra podermos ser uma referência para os municípios do Brasil. Nós trabalhamos em todos os níveis, como na educação municipal, na educação estadual em parceria com o Estado e colocamos alunos na Educação Superior. Eu fico feliz, porque a nossa gestão a cada dia que passa está orgulhando os caxienses e sendo referência, na saúde com a Planificação, no turismo com o Natal Iluminado e agora também na educação com o Prouni Municipal”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

O assunto repercutiu na Câmara Municipal de Caxias. “Isso mostra que projetos dessa envergadura vão ser copiados em outros municípios. Eu tenho orgulho de ter feito parte, junto com os amigos e colegas vereadores, na aprovação desse projeto, que visa a formação de alunos custeadas com recursos do município de Caxias. Eu quero reiterar a importância de termos gestores comprometidos com a educação.”, afirma Mário Asssunção, vereador.

“Ficamos muito felizes que o prefeito Bruno Gonçalves da cidade Aquiráz, vizinha de Fortaleza (CE), pediu o projeto do Prouni Municipal. É a prova de um investimento sério que faz a Prefeitura de Caxias“, destaca Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).