Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde do Estado, o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deram início ao Projeto PlanificaSUS em Saúde Mental no município. A implementação do projeto é baseada na experiência positiva da Planificação da Atenção Primária em Caxias.

A planificação voltada a saúde mental, tem como objetivo organizar os processos de trabalho e melhorar a assistência ao usuário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), de forma qualificada e integrada a Atenção Primária de Saúde. O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Luis Fernando, destacou os benefícios do PlanificaSUS na Saúde Mental.

“A planificação faz com que o cuidado com o paciente seja compartilhado, não sendo somente dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) mas também da Atenção Primária, sendo a Unidade Básica de Saúde a referência dele. Esse compartilhamento do cuidado faz com que ele tenha uma qualidade de vida melhor. A planificação vai nos ajudar a construir uma rede de saúde mais adequada e mais eficiente para os nossos pacientes”, frisa Luis Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

O PlanificaSUS em Saúde Mental é um projeto pioneiro no Brasil, inicialmente somente três estados foram escolhidos para a execução, dentre eles o Maranhão com a Região de Caxias (MA).

A coordenadora do Projeto da Planificação no Estado do Maranhão, Carol Fernandes, destaca que a escolha da Região de Caxias foi realizada devido aos resultados positivos apresentados pelo município. “A região de Caxias teve um resultado excelente no projeto de Planificação da Atenção Primária e por isso foi escolhida para executar a Planificação em Saúde Mental. É um desafio enorme e uma responsabilidade muito grande ter Caxias como uma das três cidades que será cenário de avaliação de entidades de renome, como o Ministério da Saúde, o Hospital Albert Einstein e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Seremos espelho para os demais estados do Brasil”, frisou.

Os profissionais da Atenção Primária de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial, com foco nos Centros Atenção Psiciossociais de Caxias passarão por capacitação para o manejo do paciente e para a integração da Rede de Saúde.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, destacou as áreas em que a planificação já é realizada no município e frisou o desafio de iniciar na área da saúde mental. “Hoje estamos com a Planificação da Atenção Primária com uma linha de cuidado totalmente diferente do que estávamos trabalhando. Além do materno infantil, do idoso e da iniciação da Rede de Hipertensão e Diabetes, iniciaremos também a saúde mental. É um grande desafio dentro do SUS fazer o cuidado adequado dessa população”, ressaltou.

“Caxias está recebendo o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e o Hospital Albert Einstein com a melhor expectativa possível, sendo mais um desafio que nós vamos alcançar rumo à Planificação da Saúde Mental”, destacou Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

Na oportunidade, os representantes das instituições também visitaram a Clinica de Saúde UniFacema, instituição que funciona em parceria com o município como uma Unidade Básica de Saúde, onde conheceram os espaços de atendimento de fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem, médico, odontologia, farmácia, salas de procedimento e de vacina.