A Procissão do Fogaréu, evento que já se tornou uma das tradições dos caxienses, completou 19 anos, desde a criação com o espetáculo a céu aberto com atores caxienses, encenando no Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios atos da vida de cristo, quando foi tentado e depois quando é perseguido por soldados romanos, que são representados por farricocos.

“Muito importante essa noite, porque estamos saindo de uma fase muito difícil e agora a Guerra. Então, não podemos deixar de levar esta mensagem através das redes sociais para o mundo. Que as pessoas se sintam voltando ao passado, quando Jesus foi cassado, preso e morto. É importante que lembremos o sacrifício do Senhor”, destaca Professor Estefanio Santos.

“O primeiro Fogaréu começou em 2004 com apenas 80 personagens. Nós desbravamos as ruas do Centro Histórico, que virou missão e depois tradição, que é a Procissão do Fogaréu. Como presidente da Organização Caxiense de Artes e Tradições (OCAT) que é mantenedora desta festa, a gente se preocupa em manter as tradições. Isso tudo é realizado porque nós temos um parceria muito grande com a Prefeitura de Caxias”, disse Léo Barata, presidente da OCAT.

O evento é realizado pela Organização Caxiense de Artes e Tradições, com o apoio da Prefeitura de Caxias (MA), que busca sustentar o posto de 2ª maior do Brasil. Após as encenações em frente à Igreja Catedral, foi realizada a Santa Ceia em frente ao Palácio Episcopal, e em seguida a população com tochas em punho acompanhando os Farricocos, saíram pelas ruas do Centro Histórico de Caxias representando os soldados romanos à procura de Cristo para prendê-lo. A Procissão do Fogaréu considerada um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão, passou pelas principais Igrejas do Centro Histórico.

“Participar desse evento ativamente, reforça a nossa fé, é muito importante esse momento”, Andreia Damasceno, caxiense.

“A procissão do Fogaréu é uma manifestação muito bonita. Parabéns aos organizadores por continuar essa tradição”, disse Francisca dos Santos, caxiense.

A Prefeitura de Caxias, prestou apoio logístico ao evento por meio do apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Transportes e Guarda Municipal. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, lembrou que este é um momento de reforçar a fé, o amor e as relações familiares mais firmes e fortes.

“Aqui representando aquilo que mais valorizamos, o nosso Deus. Que este momento nos sirva de reflexão, após um momento de pandemia que nos tirou centenas de vidas, a gente começa a retomar as atividades. Quero pedir a cada caxiense que possa avaliar o quanto é importante o amor em nossas vidas, o quanto é importante estarmos mais unidos e pedindo a Deus que nos ilumine”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

“Todos nós somos tendente ao transcendente, nós temos essa ascendência, mas nós somos ligados à terra, somos pessoas capazes de refletir sobre nossas ações para que possamos reproduzir em forma de ação. Então, que Deus nos abençoe neste momento em que todos estamos reunidos para retratar e traduzir através da arte, da obra literária, do canto e das manifestações através da fé”, disse Dom Sebastião Lima Duarte, Bispo da Diocese de Caxias.