A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), lançou a 4ª turma do Projeto Samuzinho, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT). O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (18), no auditório da Unidade Escolar Municipal Leoncio Alves de Araújo.

As escolas que vão participar do Projeto Samuzinho são: U.I.M Belmiro de Paiva, U.I.M Paulo Marinho, U.I.M Jovem Thales e U.I.M Marcelo Tadeu. Os alunos dessas unidades escolares passarão por uma seleção que será realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), através de uma redação com o tema “Porque eu quero ser Samuzinho?”, além de outros critérios, como notas e a assiduidade do aluno que serão avaliados.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, falou sobre a seleção dos alunos e destacou a importância do SAMU. “É uma seleção, através de uma produção de texto com o tema “Porque eu quero ser Samuzinho?”, em que as crianças participam. Essa redação passa por uma comissão de análise na Secretaria de Educação. Além disso, as notas e a assiduidade do aluno também contam. O SAMU é um órgão importantíssimo para o município, e a ideia é fazer com que as crianças entendam essa importância e os prejuízos dos trotes para esse serviço. Essas crianças acabam sentindo vontade de serem enfermeiros, médicos e pessoas ligadas à saúde, e para mim, isso é cidadania e dignidade”, frisa.

A coordenadora do SAMU Regional Caxias, Rita Paz, reforçou a retomada do Projeto. “Houve uma pausa no projeto por conta do período pandêmico, e estamos retomando por enquanto somente com esta turma, mas iremos continuar, conforme solicitação do prefeito, e estender este projeto para toda rede municipal de educação, pois para ele é importante que todas as crianças recebam essa capacitação sobre técnica de primeiros socorros. Assim, levaremos conhecimento através das crianças, tanto para escola, quanto para a comunidade”, frisou.

O prefeito Fábio Gentil, destacou a importância do Projeto Samuzinho para o município. “É a quarta turma do Projeto Samuzinho, onde a gente presta todo um aparato e conhecimento necessário para que essas crianças possam aprender os primeiros socorros. As crianças passam a ter esse conhecimento e instruem as pessoas para que possam fazer uma ligação para o SAMU, explicar o que o paciente está sentindo e o que está ocorrendo, e assim salvar vidas. Foi um projeto que teve sucesso. Nós já conseguimos, a prova disso, é que há pessoas que foram salvas por essas crianças que participaram do Projeto e botaram em prática o conhecimento adquirido e ficamos muitos felizes”, disse.

“É de grande importância essa preocupação com nossas crianças. Esse é um projeto que traz cidadania e faz segurança pública, colocando nossas crianças no caminho certo. Está de parabéns a direção do SAMU. A Polícia Militar também vai fazer parte desse projeto e nós agradecemos muito esse olhar da coordenação do SAMU em resgatar as crianças e colocar no caminho certo”, disse Tenente Coronel Ricardo Almeida, Comandante do 2° BPM.

Sebastiana Moura, mãe de aluna, participou do lançamento do Projeto e falou sobre a empolgação de sua filha para participar. “Eu ouvi falar do projeto através da minha filha, que veio me contar muito empolgada dizendo que queria participar. A empolgação dela me contagiou e eu vim para conhecer o projeto, que é um projeto muito bom. As crianças irão conhecer o trabalho do SAMU, que é um trabalho muito importante para sociedade”, disse.

O Programa Samuzinho tem como objetivo capacitar crianças em idade escolar de 8 a 12 anos, que fazem parte do 3º ao 5º ano em técnicas básicas de socorristas, além de conscientizar sobre os problemas causados pelos trotes ao serviço de saúde, para que eles se tornem multiplicadores do SAMU na comunidade, na escola e na família. Nesta edição serão selecionados 40 alunos. Ao todo, o projeto já formou 130 alunos.