A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, reuniu nessa quarta-feira (20), secretarias municipais, órgãos e entidades diretamente envolvidos com a realização da Feirinha da Gente, para que fossem realizados os últimos preparativos para as ações que serão desenvolvidas durante a reabertura dos trabalhos da Feirinha da Gente, na Praça Vespasiano Ramos, conhecida como Praça de São Benedito, neste 1º de maio de 2022, a partir das 7h30.

Essa reunião de ação estratégica é de grande valia, para que possamos organizar o largo de São Benedito para receber a Feirinha da Gente, que está vindo com nova edição para a cidade. Pela primeira vez estamos fazendo um edital para as atrações. Em parceria com o Sebrae e Conselho Municipal de Cultura, estamos preparando com muito respeito para a cidade de Caxias, a volta da Feirinha da Gente”, diz Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Estiveram presentes na reunião representantes das seguintes secretarias municipais: Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Saúde; De Políticas para as Mulheres; Assistência e Desenvolvimento Social; Adjunta de Articulação Política; De Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Adjunta de Transportes; Adjunta de Urbanismo; O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

Essa reunião é para tratar sobre a volta da Feirinha da Gente, para que possamos nos adequar. Vamos estar à disposição para trabalhar o trânsito”, destaca Alberto Simão, secretário municipal adjunto de Transportes.

Primeiramente estamos muito felizes com o retorno da Feirinha da Gente. O Sebrae esteve junto desse projeto desde o começo, principalmente com a capacitação dos empreendedores que estão presentes na Feirinha comercializando seus produtos e serviços. É importante que eles saibam como melhorar o atendimento e como apresentar os produtos”, disse Stênio Pinheiro, gerente regional do Sebrae.

“Nós viemos propor a manutenção dos serviços de saúde na Feirinha. Vamos montar uma equipe que possa estar lá, aferindo a pressão, glicemia, vacinas e buscando esse paciente de forma que eles possam ter acesso e estar inseridos em nossos serviços”, lembra Camila Lopes, coordenadora da Média e Alta Complexidade da Saúde Municipal de Caxias (MA).

“A Secretaria da Mulher vai estar presente, colaborando nesse retorno da Feirinha da Gente. Nós estaremos com nossa equipe dando visibilidade e mostrando o nosso trabalho em apresentações culturais”, lembra Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“A agricultura vem sempre para reforçar a Feirinha, os agricultores estavam ansiosos para esse retorno, onde eles comercializam seus produtos, aumentam sua renda e contribuem com a economia da cidade”, frisa Herbert Dete, secretário adjunto de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

“Nós temos toda uma contribuição para levar para a Feirinha da Gente, que reúne as pessoas e vai movimentar quem está em casa, além de possibilitar a exposição de produtos que podem ser vendidos na Feirinha. O objetivo também é mexer com a economia do município”, lembra Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O retorno da Feirinha da Gente vai contar com: música ao vivo, apresentações culturais, serviços de saúde, comercialização de produtos da agricultura familiar (orgânicos e sem agrotóxicos), café da manhã e comidas típicas. Além disso, haverá a oferta de uma variedade de artesanatos em barracas personalizados, dentre outras atrações para que os caxienses possam aproveitar para apreciar, valorizar e comprar os produtos, fazendo girar uma economia alternativa aos domingos em Caxias (MA).

FEIRINHA GASTRONÔMICA
A Feirinha da Gente retoma suas atividades no dia 1º de maio, a partir das 07h30, sempre aos domingos. A gestão municipal também vai inserir sempre no último sábado de cada mês, a Feirinha Gastronômica, que pretende apresentar os pratos típicos da cidade de Caxias.

“Nós estamos instituindo no último sábado de cada mês, a Feirinha Gastronômica, com comidas típicas de Caxias: Linguiça caseira, Pirão de Parida, Cachorro Quente de Prato. Ou seja, tantas coisas boas que Caxias tem para mostrar para quem mora na cidade e para quem venha de fora”, lembra Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.