A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Gestão de Memória e Cultura e da Coordenação do Farol do Saber comemorou o Dia do Livro Infantil celebrado em 18 de abril.

Os integrantes do Farol do Saber, fizeram grandes apresentações culturais, como recitação poética, apresentada pela professora Elisângela Martins.

Vivenciar momentos como este de engrandecimento e valorização das obras de escritores como Monteiro Lobato é importante para resgatar a história. Eu fui convidada para contribuir recitando poesias aos alunos da Escola Monteiro Lobato, e aos convidados presentes, iniciativa louvável da coordenação do Farol do Saber”, destaca Elisângela Martins, professora.

Após as recitações de poesias, houve apresentação dos alunos da Escola Monteiro Lobato, que fizeram uma breve explanação sobre o Sítio do Pica-pau Amarelo, obra do autor que deu nome a instituição. Antônio David de 7 anos que estuda no 2º ano da unidade de ensino falou como foi representar um personagem. “Eu sempre quis representar o Saci Pererê, eu gosto muito de ser ele. Estou feliz por participar dessa atividade de Monteiro Lobato”, disse o aluno.

João Arthur de 7 anos que representou o escritor Monteiro Lobato destacou que ficou feliz por representar o autor. “É bom representar esse grande escritor, gostei muito, gostei de ser ele”, frisa.

A assistente social, Eliene Reis, mãe de João Arthur, deu sua opinião sobre a parceria entre as escolas da rede pública com as da rede privada. “Iniciativa importante. A educação é uma via de mão dupla, quem ganha são todos”, destacou.

“Essa é uma oportunidade para comemorar o dia do livro infantil. E, essa representação feita pelos nossos alunos foi épica, pois a peça representou a vida e obra de Monteiro Lobato e o resgate da leitura”, lembra Maria Francisca, professora da Escola Monteiro Lobato.

O evento teve ainda outros momentos importantes, com a apresentação do coordenador da CEI, Marcelo Dino, e a peça infantil do professor Maycon.

Para a coordenadora do Farol do Saber o momento foi grandioso para a educação. “Nós conseguimos o nosso objetivo que era uma comemoração ao dia do livro infantil e conscientização da leitura infantil. O resgate valorização da obra de Monteiro Lobato, com essa apresentação da escola com o tema Sítio do Pica-pau Amarelo, nós do Farol queríamos isso e vamos continuar fazendo ações como esta”, lembra Andrezza Damasceno.

A professora Beatriz de Almeida, escritora de livros infantis finalizou o evento falando sobre a importância do livro na vida das pessoas.

A Secretária, Ana Célia Damasceno reforçou os benefícios de incentivar a leitura. “Um iniciativa valorosa da Gestão de Memória e Cultura, com o Farol do Saber e com participação da Escola Monteiro Lobato, que é nossa parceira, foi muito especial e muito bom para valorizarmos a educação infantil. O prefeito Fábio Gentil, investe de fato na base, em livros infantis de excelência, utilizado em escolas particulares. Hoje temos além de bons professores, material didático de qualidade. Por isso que em momentos como este percebemos a importância de investir em educação. E, Caxias tem feito isso”, destacou a secretária.

Palavras chaves: , ,