A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com o Ministério Público do trabalho, realizou o lançamento do Prêmio MPT na Escola. A iniciativa tem por objetivo valorizar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes da rede pública de ensino que integram o projeto.

O prêmio traz como tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, e será dividido em dois grupos. O grupo 1 contempla alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e produções sobre trabalho infantil. O grupo 2, de estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental, devendo abordar a aprendizagem profissional – profissionalização de adolescentes. Em Caxias, 20 escolas da rede municipal de ensino vão participar. As categorias conto, poesia, música e desenho foram mantidas. O limite de participantes por trabalho continua sendo de dupla, exceto a categoria de música, que passa a permitir três inscritos.

O objetivo do evento educacional, em parceria com o Ministério Público do Trabalho é oportunizar momentos de diálogo e produção artística e cultural sobre a temática do trabalho infantil nas escolas municipais. O evento teve o foco também de concientizar e multiplicar conhecimentos acerca do tema, bem como a necessidade de prevenção da erradicação da exploração do trabalho infantil.

O prêmio é uma iniciativa nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-MA. Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a nacional.

O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades em sala de aula sobre o combate ao trabalho infantil. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.