A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fazendinha, deu prosseguimento ao mês de combate à Hipertensão Arterial nesta segunda-feira (25), ofertando atividades educativas e de orientação sobre a doença, consultas com equipe multiprofissional, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de Pressão Arterial e Glicemia.

O agente comunitário de saúde, Adilson Sousa, explicou como foi realizado o trabalho de chamamento da comunidade para participar da ação. “Os agentes comunitários de saúde em suas visitas de rotina, acompanhando os seus pacientes da área, falaram sobre a importância do cuidado com a hipertensão. Todas as casas que os agentes visitaram, eles orientaram tanto aqueles que já são hipertensos para comparecer a UBS e  ter essa orientação com a equipe multiprofissional, quanto para aqueles que não são hipertensos para conhecer sobre os cuidados que devem ser realizados para se prevenir da doença”, disse.

Elaine Cristina, enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Fazendinha, destacou as ações realizadas durante a atividade na UBS. “Nós estamos focando no tema hipertensão arterial e diabetes, realizando uma triagem, aferição de pressão arterial e glicemia, os usuários que apresentam alteração já estão passando por consulta médica. Os serviços estão disponíveis também para aqueles que desejam realizar testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites. Hoje estamos orientando aos usuários sobre a importância dos cuidados com a saúde”, frisou.

Isa Maria, médica, falou da importância de levar o debate sobre essa doença aos pacientes. “A hipertensão é uma doença crônica e está presente no nosso dia a dia, assim como a diabetes, por isso é um tema que deve ser debatido. Nós temos que prevenir doenças futuras e acidentes futuros, como AVC, infarto e problemas renais. Nessa ação estamos reforçando o que já fazemos na unidade, pois essas orientações também são dadas aos nossos pacientes nas consultas de rotina”, conta.

A alimentação saudável foi um assunto de destaque durante a ação. A nutricionista, Ariele Góes, ressaltou algumas orientações sobre o tema. “A primeira questão que nós precisamos tomar cuidados em relação à hipertensão arterial que é o sódio, ele precisa ser controlado para que não haja aumento da pressão. Eu, como nutricionista, indico que além de reduzir a quantidade de sal, que seja feito a substituição por outros temperos naturais que não tenham sódio, para que a alimentação seja satisfatória para o paciente. Alimentos como enlatados, embutidos com excesso de gordura e fritura, também devem ser evitados para que não piore o quadro clínico do paciente”, explicou.

Marlene Alves, aproveitou a iniciativa e levou o pai para receber orientações sobre hipertensão e diabetes. “Achei uma palestra maravilhosa, meu pai é diabético, mas não tem cuidados com a saúde, por isso eu trouxe ele para entender e aprender sobre a alimentação. A diabetes dele precisa ser controlada e isso faz muito mal a ele”, disse.

“É uma ação importante, porque orienta muitas pessoas que não entendem ou não têm conhecimento sobre o assunto. As pessoas saem mais disciplinadas e orientadas, porque hoje existem muitas doenças”, comentou a paciente Maria Raimunda.

“Muitas pessoas não sabem como se cuidar e essa orientação ajuda as pessoas. Essas informações devem ser sempre dadas nas oportunidades que surgirem, pois todos precisam dessas orientações, principalmente para quem tem pressão alta e diabetes”, disse Antônia.