Nessa segunda-feira (25), teve início o 2° Mutirão Oftalmológico de cirurgias de Catarata e Pterígio em Caxias (MA). A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Prefeitura de Caxias, por meio Secretaria Municipal de Saúde.

A ação está acontecendo no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo F. Aragão, nos dias 25, 26 e 27 de abril, contemplando a população de Caxias e de municípios vizinhos. A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, falou sobre a parceria com o Governo do Estado do Maranhão para realização do 2° Mutirão de cirurgias oftalmológicas.

“Nesse segundo momento, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou à população da região mais de 400 cirurgias de Catarata e Pterígio. Todo serviço está sendo executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), estamos abrigando tanto casos novos, quanto alguns pacientes que foram atendidos no primeiro momento. Nós pretendemos estreitar essa parceria e eu acredito que esse seja o segundo de muitos outros mutirões que estamos precisando, principalmente em outras áreas”, disse.

Klaus Meine, representante da EMSERH, explicou sobre processo que os pacientes realizam para passar pelo procedimento cirúrgico. “O paciente recebe sua senha, depois é feita uma triagem por meio de consulta médica para identificar se existe a necessidade do paciente realizar a cirurgia. Dependendo da situação, ele faz a cirurgia e recebe um retorno para ser avaliado se acontecer alguma intercorrência”, conta.

“A parceria do Governo do Estado, por meio do Governador Carlos Brandão e do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, tornou possível o segundo Mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio, sendo esse o primeiro de uma escalada de outras especialidades”, frisou Ermando Vieira, diretor geral do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo F. Aragão.

A paciente Maria Antônia já possuía indicação para cirurgia de pterígio e aproveitou a oportunidade do mutirão para realizar. “Minha família me incentivou muito a procurar o mutirão. Agradeço a Prefeitura de Caxias e ao Governo do Estado por nos dar essa benção”, agradeceu.

Antônio Damião, morador do Povoado Brejinho, também aproveitou o Mutirão de cirurgias oftalmológicas em Caxias. “Cheguei aqui bem cedo, estou com muita fé que vai melhorar minha visão com a cirurgia de catarata. Já fiz ano passado a cirurgia no olho esquerdo e agora irei fazer do olho direito. Os profissionais da saúde são muito competentes, estou muito confiante”, disse.