De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), 30% dos brasileiros sofrem com a doença, também conhecida como “pressão alta”, que tem um dia de alerta, 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Encerrando as atividades do Mês de Combate à Hipertensão Arterial, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cohab realizou na tarde da última segunda-feira (25), palestras educativas, consultas médicas e de enfermagem, orientação sobre prevenção e cuidados com a saúde, além de distribuição de preservativos.

“Estamos oferecendo palestras, ações educativas no que diz respeito a odontologia. Então nós estamos orientando a população. Essa atividade tem o objetivo de informar a população sobre o que pode vir a ser a hipertensão arterial. Então, ao menor sinal nos procure. As UBSs estão sempre esperando a população”, destaca Aline Rosane, enfermeira.

“A pessoa tem que cuidar da saúde, da alimentação, porque elas podem ter a saúde prejudicada caso não tenha o acompanhamento certo. Todas as pessoas que estão presentes serão avaliadas”, disse Derlane Lívia, enfermeira.

“Nós estamos fazendo a prevenção para evitar problemas de saúde futuros. A faixa etária dos idosos é a mais afetada, mas acima dos 40 anos os pacientes já apresentam alterações. A consequência da pressão alta é o infarto, por isso estamos fazendo esta ação”, disse Ataíde José, médico.

Durante o mês alusivo ao combate e prevenção à hipertensão arterial, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação extensa em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município.

O objetivo das ações foi conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde, a prática de uma vida saudável, o diagnóstico preventivo da doença e o tratamento da hipertensão arterial.

A ação contou com o apoio dos estudantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão.