Durante três dias, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA) está realizando o 2° Mutirão Oftalmológico de cirurgias de Catarata e Pterígio para Caxias e região, o trabalho está sendo realizado por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A ação está acontecendo no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo F. Aragão.

“As vezes no final da tarde eu não enxergo muito bem. Eu quero fazer um exame para saber se posso ou não fazer a cirurgia. É muito importante o que tá acontecendo aqui, porque tem muita gente em Caxias e na região que precisa de fazer cirurgia”, disse Antônio Ivo, morador de Caxias (MA).

“Eu acho que é muito bom, porque a gente não tem condição de pagar uma cirurgia. E, eu agradeço muito”, disse Joaquim Brito, Lago do Ouro (Eugênio Barros).

Nessa terça-feira (26), o prefeito Fábio Gentil, visitou o local e acompanhou de perto os trabalhos, ao tempo em que também agradeceu a parceria do Governo do Estado, que realiza em poucos dias, dois mutirões beneficiando centenas de pessoas.

“Queremos enaltecer o governo do Estado, por meio do nosso governador Carlos Brandão, que nos concedeu este mutirão de cirurgias para toda a região leste do Maranhão. Com certeza, este é um compromisso da gestão pública municipal, mais uma ação da Secretaria de Estado da Saúde, fazendo com que a população tenha o atendimento”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Somente no primeiro dia, foram 162 cirurgias e mais de 200 atendimentos. A expectativa é que mais de 400 atendimentos sejam realizados ao longo dos três dias.

“As pessoas são encaminhadas pelos municípios com alguma problemática oftalmológica, passam por uma triagem e o médico define se a pessoa vai ou não fazer a cirurgia. Alguns pacientes precisam, outros não. A maioria dos pacientes via de regra já são liberados”, disse Gian Carlos, diretor Clínico do Hospital Regional de Caxias.

“Com esse Mutirão nós agradecemos a Secretaria de Estado da Saúde e ao governador Carlos Brandão. É a 2ª oportunidade em que nós estamos oferecendo o serviço para a população. Em uma semana, atender quase 500 pessoas, é um marco para Caxias (MA)”, disse Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

Palavras chaves: , ,