Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizado o III Fórum Municipal de Saúde de Caxias, no Auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Estiveram presentes no evento representantes de entidades da sociedade civil, trabalhadores da saúde e prestadores de serviço privado, conveniados ou sem fins lucrativos. Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento contou a presença dos conselheiros e de Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

Na ocasião, foi realizada a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Caxias para o triênio 2022/2025. O atual presidente do órgão, Luís César, destacou as atribuições do Conselho para o município.

“O Conselho Municipal de Saúde, para além de fiscalizador dos recursos da saúde, também delibera junto com a Secretaria Municipal de Saúde a forma como vão ser utilizados esses recursos dentro do município, desde o plano de ação, que é feito quadrimestral até as discussões internas. Nós tivemos a oportunidade de ter à frente a secretária de Saúde, Mônica Gomes, que fez com que o Conselho participasse ainda mais. Ela deu a possibilidade do Conselho estar mais atuante nas discussões políticas de saúde”, frisou.

Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde, lembrou a importância do órgão no trabalho conjunto em prol da saúde do município. “A participação social é essencial na formação das políticas públicas de saúde. O que a gente vem trabalhando e tentando fazer compreender é que o papel é colaborativo. O Conselho Municipal de Saúde é um órgão regulador, mas também precisa participar ativamente das ações de saúde do município”, disse.

Evadilson Costa, presidente da Comissão Organizadora do III Fórum Municipal de Saúde, explicou sobre o evento. “Hoje nós convocamos as entidades da sociedade civil organizada, os prestadores de serviço, bem como os trabalhadores da saúde, para discutir sobre a saúde de Caxias. Ao mesmo tempo em que também estarão participando da eleição para compor o novo Conselho. A formação atual finaliza e por isso precisa de novos membros. Todas essas entidades foram convocadas para o dia de hoje por meio do III Fórum Municipal de Saúde”, explicou.

“Tem uma importância ímpar para nós que estamos concorrendo essa cadeira no Conselho Municipal de Saúde, porque por meio disso nós podemos propor estratégias e dar sugestões para a saúde em geral. Eu defendo a bandeira dos autistas, sou coordenadora da AMA, que é um caso de saúde pública também, e por isso, é sempre bom concorremos a essa cadeira para podermos sugerir pautas para pessoas com autismo da cidade”, frisa Francilia Sousa, presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA).

Embora a escolha da nova composição tenha sido realizada nesta quinta-feira (28), os novos integrantes serão conhecidos a partir de 11 de maio de 2022.