A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou nessa quarta-feira (27), o 2º Seminário Censo Escolar – Indicadores Educacionais: Gestão para resultados. O encontro foi na UIM Leôncio Alves de Araújo com gestores, coordenadores e técnicos escolares.

Tivemos informações sobre o trabalho dentro da escola. Uma escola que tem organização no trabalho e visa ter um trabalho significativo para que toda a equipe tenha o reconhecimento”, lembra Conceição Ramalho, gestora.

Hoje tivemos orientações sobre o trabalho escolar, como trabalhar melhor com os alunos e o ensino. Além disso, o objetivo é cumprir as metas e avançarmos na educação”, disse Márcia Gardênia, secretária.

Além de trabalhar a importância de cumprir as metas educacionais, a organização dos processos de trabalho dentro da unidade de ensino vão também possibilitar a melhoria dos indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Não é apenas apresentar dados. A ideia é analisar os dados de forma descritiva, buscando identificar os pontos fracos e transformá-los em pontos fortes. Nós temos que vencer a questão da reprovação e o abandono escolar. São desafios que são reflexos da pandemia. O IDEB é uma consequência, o que queremos mirar é no ensino-aprendizagem. O IDEB é uma premiação pela organização do trabalho da escola”, destaca Francisco Morais, técnico do Censo Escolar da SEMECT.

Palavras chaves: ,