Na última quinta-feira (28), o Núcleo de Educação Permanente do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI), promoveu mais um encontro do Projeto Crescer, com médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Saúde (APS) de Caxias e municípios da região, além de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER). O encontro teve como tema “Compartilhamento do cuidado de Crianças de Alto Risco ao CEAMI: Diretrizes clínicas para o manejo e compartilhamento do cuidado de crianças de alto risco na Rede de Saúde”.

O Projeto Crescer, elaborado pelo CEAMI, é desenvolvido para o matriciamento dos profissionais da Atenção Primária de Saúde (APS). O apoio matricial visa integrar os profissionais das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com especialistas do CEAMI, para um processo de construção compartilhada de saúde e do fortalecimento dos vínculos das equipes.

Kaliane Paiva, coordenadora do CEAMI, ressaltou a importância dos encontros do projeto. “Hoje nós estamos falando da nota técnica que nos garante uma diretriz clínica padronizada, e dos critérios que nos orienta para identificar a criança de alto risco. É um momento importante, porque estamos com todos os profissionais, para que possamos fortalecer a assistência com as crianças de alto risco de Caxias e região, sempre com o propósito de reduzirmos cada vez mais a mortalidade infantil”, frisou.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do CEAMI, Aliny Pedrosa, destacou os assuntos abordados durante a reunião. “Na oportunidade, nós discutimos temas específicos da linha da pediátrica com base na diretriz clínica que nos norteia, a nota técnica que foi elaborada pelo Hospital Albert Einstein, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Nesta nota técnica, estão claros os critérios de risco para o compartilhamento das crianças. Por meio desses encontros, nós conseguimos estabelecer uma linguagem padrão na região de Saúde, tanto para o CEAMI, como para a Atenção Primária de Saúde, assim garantindo uma assistência segura e de mais qualidade para nossas crianças de alto risco”, disse.

Uma das pautas abordadas no encontro foi o desenvolvimento psicomotor, a psicóloga, Jozilma Pereira, falou sobre o tema. “É importante abordarmos esse tema, pois essa vinculação que nós temos com a Atenção Primária de Saúde é essencial para esclarecermos o que é necessário verificar nessa questão, para que a gente identifique o que a criança apresenta de atraso, assim os médicos e enfermeiros podem ter uma noção maior na hora de fazer a ficha de estratificação, o que realmente é preciso vincular junto ao CEAMI”, finalizou.