Neste domingo (1º), o caxiense acordou cedo para participar da tradicional Corrida do Trabalhador, que voltou a ser realizada na “Princesa do Sertão” após dois anos suspensa devido a pandemia. O evento é uma realização da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária.

A programação reuniu 250 participantes entre atletas e amadores do esporte, para comemorar o dia dedicado aos trabalhadores e trabalhadoras. A largada foi no Centro de Cultura, com chegada no largo da Igreja São Benedito, na Praça Vespasiano Ramos, onde acontece a Feirinha da Gente.

“É tradicional, é a festa do trabalhador o dia 1º de maio, e nós só temos que parabenizar o trabalhador caxiense, maranhense, enfim, brasileiro. Foram dois longos anos de tristeza sem essa festa por causa da pandemia. E, hoje reacendeu a esperança e o marco a corrida tradicional do dia 1º pra consolidar”, enfatizou o secretário do Trabalho e Economia Solidária, Fause Simão.

O participante Mateus Almeida, que disputou a corrida na categoria amador, preparou o corpo com alimentação saudável e treinos. “Eu pratiquei exercícios físicos pra manter o corpo em forma e eu espero chegar ao menos em segundo lugar. Nunca tinha competido antes, esta é a primeira vez”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Teódulo Aragão, falou da importância da participação do legislativo e da integração com o executivo municipal. “É sempre muito importante a participação do legislativo em apoio ao executivo. Papel do legislativo é fiscalizar, e nós temos feito isso, sempre em parceria com o governo municipal, para que cada vez mais possamos melhorar a nossa cidade. Reforço a extrema importância por este momento pós-pandemia, com o retorno das festividades e com o que podemos fazer de cultura no município, porque Caxias é uma cidade cultural e turística, neste momento, a prefeitura valoriza o trabalhador ,mostrando o quão é importante essa participação e essa interação da prefeitura com o trabalhador”, disse.

A competidora Letícia Torres, do bairro Pai Geraldo, que disputou na categoria profissional, já tem experiência em corridas de rua. “Eu já vinha me preparando desde a pandemia, pois havia engordado e comecei a correr pra emagrecer, comecei a gostar e me dedicar. Acho fundamental a prefeitura de Caxias integrar a sociedade ao esporte”, enfatizou.

O Prefeito de Caxias Fábio Gentil, falou da importância em enaltecer a cidade e a população com boas notícias. “Após essa pandemia, precisamos enaltecer a cidade com boas notícias, além de propiciar a abertura de vários empresários para o nosso município, e assim gerar emprego e renda. Para isso, resolvemos antecipar o 13º salário aos nossos funcionários, um presente também pro dia das mães, pois não presente melhor do que seu salário em conta. Então, Caxias será a primeira cidade do Brasil a antecipar a primeira parcela do 13º salário, que será pago na próxima sexta-feira (6), e na semana seguinte, iremos antecipar também o salário do mês de maio. Sinal do nosso compromisso e responsabilidade, além da geração de emprego e renda, precisamos mostrar amor todos os dias. E hoje, na festa do trabalhador, estamos abrindo a feirinha da gente, onde dezenas de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar, do artesanato e de diversos produtos estarão tendo a oportunidade de desenvolver um trabalho de gerar economia para sustentar a suas famílias”, frisou.

Premiação

Segundo a organização do evento, os vencedores foram premiados em cerca de 5 mil reais para o 1º, 2º 3º e 4º lugar, nas categorias profissional e amador. Em primeiro lugar para o masculino e feminino na categoria profissional, a premiação foi de R$ 1.000. Em segundo lugar, o prêmio foi no valor de R$ 600, em terceiro lugar R$300 e no quarto lugar R$ 200.
Já na categoria amador masculino e feminino, o vencedor recebeu o valor de R$ 500, em segundo lugar R$ 300, em terceiro lugar R$ 200 e em quarto lugar R$ 100,00. Um incentivo ao esporte e lazer.

Zima foi ganhador na categoria profissional masculino. O atleta agradeceu pela oportunidade de participar e ganhar uma corrida em casa. “Foi Muita preparação o ano todo, treinando manhã, tarde e noite. Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade e a organização. Que esse evento não pare, que continue a crescer a cada ano”, disse o atleta.

Na categoria profissional feminino, a Laís foi a campeã e falou sobre competir na própria cidade. “Eu já participei de várias competições, então estou com mais de um ano e 3 meses competindo, já ganhei 11 competições e fui a 3º colocada no brasileiro em Aracaju (SE). E só de estar aqui competindo na minha cidade é muito bom, porque as pessoas reconhecem, me ajudam mais, a sensação de mais uma vitória é muito boa, estou muito feliz”, reforça a atleta.

Segue a lista dos vencedores

Categoria profissional feminino, as vencedoras foram:

Laís Dias – 1º lugar;
Letícia Torres – 2º lugar;
Maria Eduarda -3º lugar;
Edicélia – 4ºlugar.

Categoria amador feminino, as vencedoras foram:

Jainara – 1º lugar;
Amanda – 2º lugar;
Inna Jaciara – 3º lugar;
Jéssica– 4º lugar.

Categoria profissional masculino, os vencedores foram:

Josimar da Conceição – 1º lugar;
Coutinho – 2º lugar;
Abraão – 3º lugar;
Eduardo Manoel – 4º lugar;

Categoria amador masculino, os vencedores foram:

Euwalex – 1º lugar;
Eriomar – 2º lugar;