Dando continuidade as tutorias presenciais da Planificação da Atenção à Saúde em Caxias, facilitadores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), se reuniram com coordenadores de Saúde Bucal de Caxias e cidades da região, na Clínica de Saúde UniFacema, na última terça-feira (3).

O encontro teve como objetivo discutir sobre processos de gestão e assistenciais em Saúde Bucal, traçando estratégias e planos de ação para a melhoria da assistência odontologia de Caxias e municípios da região.

Wagner Fulgêncio, facilitador do CONASS em Saúde Bucal, explicou sobre os assuntos abordados na tutoria. “É muito importante compreendermos a organização dos processos de trabalho na Atenção Primária de Saúde, integrado com a Atenção Ambulatorial Especializada, pois é isso que vai gerar resultado para a população. Para que esses processos aconteçam, todas as atividades de gestão precisam acontecer, como a organização da carga horária dos profissionais, dos recursos, dos insumos, dos equipamentos, das salas de atendimento, entre outros. O objetivo desta tutoria na saúde bucal é nós discutirmos os processos de gestão e assistenciais”, disse.

O coordenador de Saúde Bucal de Caxias, Thiago Moreira, destacou a retomada das tutorias presenciais para a organização da área de saúde bucal de Caxias e região. “Nós tivemos dois anos de pandemia, em que paramos muitos serviços e o setor de saúde bucal foi muito fragilizado. Com a retomada no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e das reuniões presenciais, juntamente com os outros municípios da região, estamos em processo de planejamento para traçar estratégias para retomarmos o atendimento e conseguir sanar as necessidades da população”, frisou.

Denilson Silva, coordenador de Saúde Bucal de Coelho Neto, falou sobre a parceria entre Caxias e as demais cidades da região. “Estamos entrando nesse processo de trabalho para melhorar a saúde bucal de toda região. Nós somos uma região que tem uma demanda muito grande de atendimentos. A coordenação de saúde bucal de Caxias tem recebido a microrregião, formada pelas cidades de Coelho Neto, Duque Bacelar e Afonso Cunha, sempre que precisamos, nossas demandas são atendidas”, finalizou.