A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e da administração do Mirante da Balaiada, retomou as atividades presenciais no ponto turístico, voltando a realizar as serestas que já estavam sendo realizadas desde antes da pandemia, mas que foram interrompidas por conta da emergência na área da saúde.

No último fim de semana, a gestão municipal realizou a Seresta do Mirante, evento cultural que contou com os nomes da música caxiense, Johnny Casa Nova, Marechal e Banda e Banda Lira Municipal.

“O objetivo é relembrar bons momentos com os artistas da terra. Nós estamos com esse público maravilhoso e essa festa alusiva aos 4 anos do ponto turístico. Sempre agradecendo ao Prefeito Fábio Gentil, que foi o idealizador do Mirante e nos proporcionou esse belo local”, destaca Célia Chaves, coordenadora do Mirante da Balaiada.

“O Mirante é um local muito bom para resgatar a Seresta, está sendo palco de muitos artistas que haviam saído de cena”, destaca Jhonny Casa Nova.

“É uma festa também em comemoração ao aniversário do Mirante. Com o retorno das atividades após a pandemia, isso é muito bom para a cidade”, disse Jhonny Rios, maestro.

“É um ótimo local. Nós precisamos desses eventos para movimentar a cidade”, lembra Cristina.

“Eu sempre gostei de Serestas, fico feliz em saber que Caxias tem esse espaço para a gente frequentar. É um local aprazível”, destaca Bento Bacelar.

O Mirante da Balaiada, um dos cartões postais de Caxias (MA), é também considerado uma das  7 Maravilhas da cidade. Foi inaugurado em 14 de abril de 2018 e transformou a cidade no centro das atenções do país. Em 2019, o Mirante foi transformado no 5ª ponto turístico mais belo do país, no Prêmio Nacional do Turismo instituído pelo Ministério do Turismo, e passou a integrar o Complexo Turístico Balaiada, que é formado pela Praça Duque de Caxias e o Memorial da Balaiada, embelezando ainda mais a “Princesa do Sertão”.

Com uma área de 3.757,76 metros quadrados, o Mirante concentra uma área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação, quiosques, casa de leitura, minizoológico, córrego artificial, internet, passarela elevada com o mirante na sua extremidade, de onde se tem uma vista ampla da cidade e uma passarela com trilha ecológica suspensa sobre a vegetação.

O Mirante da Balaiada está situado em local estratégico, no Morro do Alecrim, ao lado do Memorial da Balaiada e valoriza o monumento símbolo da Guerra da Balaiada, as ruínas do Quartel da Balaiada, que representam o movimento revolucionário ocorrido em Caxias no século XIX.