A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em parceria com outras secretarias municipais, realizou uma homenagem às mães na Feirinha da Gente deste domingo (8).

“O Centro Histórico é fenomenal. A Feirinha da Gente foi retomada com mais feirantes nas barracas, porque sabemos que é próspera. Quem vem, vende e retorna no domingo seguinte. É isso que queremos, que esse sucesso permaneça”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

As mães participaram de sorteio de brindes e do Aulão das mães, realizado pelo Programa Mulheres em Movimento (PMM) da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, além de apreciarem apresentações de Balé e de cantores locais, a exemplo de jovens talentos do Centro da Juventude da Volta Redonda e Jhonny Casanova. Quem foi à Feirinha, deixou também sua mensagem para as mães caxienses.

“Um feliz dia das mães para todas as mães e saúde para todas. Mãe é um amor muito grande, pois estão sempre se dedicando”, diz Maria Rodrigues, mãe.

“A Ferinha veio como de grande valor homenagear as mães. Nós queremos agradecer pela lembrança. Quero aproveitar e parabenizar a todas”, disse Francisca de Sousa, mãe.

“Hoje é um dia especial para todas as mães, e tudo é dedicado a elas. Todos os filhos devem homenagear as mães, porque é nossa âncora, nossa fortaleza. E, este mês é o mês de Maria”, disse Jhonny Casanova, cantor.

Além da homenagem às mães, os visitantes puderam aproveitar a variedade em produtos e serviços da Feirinha da Gente, como atendimentos de saúde, café da manhã, produtos da agricultura familiar, artesanato, dentre outros.

“Que as pessoas possam vir para a Feirinha. Eu trago coco babaçu, milho verde, beiju de coco e frango tratado, nós trazemos de tudo. Que as pessoas venham visitar”, disse Iracema dos Santos, Feirante.

“É um movimento muito bom, pois ajuda as pessoas da zona rural e da cidade nas compras. É importante as pessoas frequentarem”, disse Luis Alves, visitante.

“Nós da secretaria municipal de saúde, estamos oferecendo serviços de aferição e pressão arterial, glicemia e administrando as vacinas com a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses contra a covid-19 e Influenza”, lembra Shirley Almones, enfermeira.

O prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, também visitou a Feirinha e cumprimentou a todas as mães que passaram pelo local. Ele destacou a importância da presença das pessoas em valorizar e prestigiar a cada domingo a Feirinha da Gente, e deixou uma mensagem especial para todas as mães.

“A gente agradece ao público presente e aproveita para convidar mais pessoas, para que a nossa Feirinha esteja cada vez mais frequentada e funcione a contento. Que possamos valorizar a nossa culinária, nosso artesanato, as apresentações e a nossa cultura. Nessa economia você faz movimentar os recursos e oportuniza as pessoas apresentarem os produtos. Hoje a Feirinha é um ponto de encontro. Aproveitamos para desejar a todas as mães de Caxias, que Deus possa proteger, porque não existe ser mais especial do que as mães”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Também estiveram presentes a Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Bombeiros Civis, dentre outros profissionais que integram as secretarias municipais de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; de Assistência e Desenvolvimento Social; de Políticas para as Mulheres; Adjunta de Transportes e de Segurança, parceiras no evento.