Considerada uma das principais estratégias da Unicef para assegurar uma primeira infância tranquila para crianças de até 6 anos de idade, a Semana do Bebê torna o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Este ano, a Semana do Bebê no município vai destacar dois importantes direitos: Registro Civil e vacina em dias.

Em Caxias, instituída pela Lei Municipal n° 2.237/2015, a iniciativa visa reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a primeira infância no âmbito da educação, da saúde, da assistência social, dos direitos humanos, entre outros.

A coordenadora de Saúde da Criança, Nytale Portela, ressaltou a importância dos temas abordados durante a Semana do Bebê. “O Registro Civil de Nascimento é gratuito, e aqui em Caxias o recém-nascido já pode sair da maternidade com esse documento. Mesmo com a facilidade de fazer o registro dentro do serviço de saúde, ainda temos crianças sem esse documento tão importante para garantia de outros direitos. Em relação a vacinação, atualmente, estamos observando a nível nacional que a cobertura vacinal está diminuindo com o decorrer dos anos e isso é preocupante, porque doenças erradicadas graças às vacinas correm o risco de voltar, podendo adoecer as crianças, deixar sequelas e até causar mortes”, disse.

Kiara Braga, secretária da Mulher, falou sobre a ação que será desenvolvida pela pasta. “A Semana do Bebê foi criada pelo município, por intermédio de uma lei, onde nós temos que realizá-la no mês de maio, além de ser uma exigência do selo UNICEF, ao qual o município fez adesão e mais uma vez nós estamos concorrendo a certificação. A Secretaria da Mulher também vai dar sua colaboração, nós estaremos com nossa equipe jurídica, onde eles estarão falando sobre a importância do registro e em parceria com a Secretaria de Saúde nós vamos levar vacina, que também é uma das temáticas abordadas durante a Semana do Bebê”, finalizou.

As ações em alusão à semana, serão realizadas pelas Secretarias Muncipais de Saúde, de Políticas para as Mulheres, Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Assistência e Desenvolvimento Social, Selo Unicef e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

11/05 (quarta-feira)

• Horários: 8h30 e 15h30;
  • Responsável: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Locais

• CRAS Pirajá (manhã) – Avenida Pirajá, nº 2317, bairro Pirajá;
  • CRAS Engenho D’Água (manhã) – Rua Central, S/N, Povoado Engenho D’agua (zona rural);
  • CRAS Mutirão – João Viana (manhã): Rua Santo Antônio,S/N, bairro João Viana;
  • CRAS Caldeirões (tarde) – Avenida Nossa Senhora de Nazaré, S/N, bairro Trizidela;
  • CRAS Bacuri (tarde) – Rua do Aeroporto, n° 4547, bairro Teso Duro;
  • CRAS Itapecuruzinho (tarde) – Rua Itapecuruzinho, n° 84, bairro Itapecuruzinho.

Atividades

Devem ser realizadas ações de roda de conversa com as gestantes, usuárias dos CRASs, com o objetivo de conscientizá-las a respeito da importância do “Registro Civil” e “Vacinação em dia”, sendo estes direitos das crianças e dever dos responsáveis em providenciar junto aos órgãos competentes.

A equipe técnica do Cras será composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados, além de profissionais das UBSs, dos territórios de abrangência dos CRAS. Na oportunidade haverá oferta de kits de enxovais para as gestantes.

13/05

• Horário: 8h30 às 12h;
  • Local: UBS Antenor Viana.

Dentre as atividades estão previstas: Roda de conversa sobre Aleitamento Materno, Cuidados com o RN, puericultura e vacinação, Atendimento médico de enfermagem, odontológico e com nutricionista para crianças de 0 a 6 anos, Vacinação de rotina e campanha.

14/05

• Ação no Povoado Sossego, realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), de 8h às 12h.