Foi realizada nesta terça-feira (10), a 1ª Oficina Preparatória do Projeto PlanificaSUS na Saúde Mental, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Hospital Albert Einstein em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias (MA). O encontro foi realizado na Clínica UniFacema e contou com a presença de representantes da Secretaria do Estado de Saúde, da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Caxias, da Rede de Atenção Psicossocial e demais gestores de Caxias e região.

O PlanificaSUS com foco na área de Saúde Mental tem como objetivo reorganizar os processos de trabalho e melhorar a assistência ao usuário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), juntamente com a Atenção Primária de Saúde, por meio do fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no processo de trabalho.

A região de Caxias é uma das primeiras do Brasil a iniciar a experiência de Planificação na Saúde Mental. Isabele Rego, Chefe do Departamento de Saúde Mental da Secretaria do Estado de Saúde, falou sobre o objetivo do projeto e destacou o sucesso da Planificação da Atenção Primária na região de Caxias.

“O objetivo do projeto da Atenção Primária na Saúde Mental é juntamente com a rede de Atenção Psicossocial, organizarmos os processos de trabalho, tendo em vista que Caxias foi a região que mais planificou e por isso foi a região escolhida para ser pioneira nesse projeto, que está acontecendo somente em 3 estados do Brasil, que é o Maranhão, Rondônia e Goiânia. É uma grande satisfação estarmos em Caxias, a região piloto para esse projeto, capacitando esse profissionais. Nessa etapa, estamos realizando uma oficina preparatória que acontece na Unidade Básica de Saúde para que a gente possa falar sobre o cuidado da Saúde Mental na Atenção Primária”, explicou.

Verônica Aragão, coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, falou sobre a oficina e a Planificação na Saúde Mental. “Hoje é uma primeira oficina, voltada para as pessoas que estão à frente do trabalho de Planificação. Aqui estão os gestores estaduais e os representantes do Albert Einstein, que estão trazendo o PlanificaSUS na Saúde Mental. Com a Planificação, nós iremos ter o atendimento do usuário na própria Unidade Básica de Saúde, assim como ele tem atendimento para outras patologias, se ele for portador de algum transtorno mental e precisar de um psicólogo ou psiquiatra, a ideia agora é deixar o atendimento mais próximo ao paciente, para ele ser acolhido na unidade em que frequenta e lá fazer o tratamento ou ser encaminhado para o local especializado”, explicou.

“Estamos sempre buscando mais conhecimento e informações para levar o que é melhor para população do município, principalmente no que se refere à saúde mental, que é um problema recorrente”, ressaltou Ana Leonor, secretária municipal de Saúde de Duque Bacelar, um dos municípios da Região de Caxias.