A Prefeitura de Caxias, por meio da Coordenação de Regularização Fundiária realizou nessa quarta-feira (11), a entrega de 200 títulos de propriedades aos moradores do bairro Nova Caxias (MA). Ao todo, somente na comunidade foram regularizados 1.118 lotes.

“A regularização vai continuar em todos os bairros da cidade, contemplando aspectos urbanísticos, sociais e jurídicos sobre moradia digna. Estamos felizes e parabenizamos os moradores da Nova Caxias, que agora passam a ser proprietárias dos seus imóveis”, destaca Ronyara Albuquerque, coordenadora da Regularização Fundiária.

“O Cartório tem o papel final dentro do processo. Caxias foi o município do Maranhão que mais regularizou imóveis. É com muita satisfação que participamos desse procedimento. A gente sabe que a regularização traz dignidade e direitos àquelas pessoas que tinham somente a posse dos imóveis”, destaca Aurino Luz, oficial de Registro de Imóveis.

“Nós estamos entregando 200 títulos de propriedade, que estão sendo distribuídos pela Coordenação de Regularização Fundiária que vem desde 2017 realizando essa política pública. É uma vitória da sociedade que tem seus direitos garantidos”, destaca Sargento Moisés, secretário adjunto de Articulação Política, que na ocasião representou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Os caxienses estão conseguindo receber os títulos de propriedade, graças à criação ainda em 2017 pela Prefeitura de Caxias, do Programa Municipal de Regularização Fundiária – “De fato e de Direito”, com o apoio da Câmara Municipal. Depois deste feito, a cidade de Caxias já regularizou mais de 4 mil famílias e se aproxima dos 5 mil imóveis regularizados no município.

“A gente fica muito feliz, porque sabemos que nossa cidade é muito carente. Essa maneira que a Prefeitura e a Regularização estão fazendo para ajudar as famílias mais carentes só nos dar alegria”, disse Torneirinho, vereador.

“A Prefeitura de Caxias está de parabéns, porque está trazendo para as famílias o título. Muitas cidades brasileiras não têm esse direito e Caxias está proporcionando para muitos caxienses”, disse Charles James, vereador.

Os moradores do bairro Nova Caxias ficaram felizes e agradeceram, porque agora estão morando em um local que agora os pertencem e com uma vantagem, as famílias que se enquadraram no perfil social receberam os títulos 100% gratuitos.

“É gratificante porque agora a gente passa a ter acesso a outros direitos, que não tínhamos, e agradecemos a Prefeitura por nos proporcionar isso”, disse Ariana de Jesus, moradora da Nova Caxias.

“Hoje é um momento de gratidão, porque posso dizer que moro em uma casa regularizada e segura”, frisa Ana Paula de Araújo, moradora da Nova Caxias.

“Moro há 20 anos na Nova Caxias e não tínhamos acesso a regularização. Agora graças ao prefeito Fábio Gentil tenho o título da minha propriedade”, disse Emanuel de Abreu, morador da Nova Caxias.

“Há 22 anos moro nesta casa em situação desregular. Eu gostei de receber este título, e estou chegando aos 80 anos com a documentação da minha casa”, disse Alzira dos Santos, moradora da Nova Caxias.

A gestão municipal já realizou a regularização fundiária nos seguintes bairros da zona urbana: Vila Esperança, Vila São José, Luiza Queiroz, Volta Redonda, Nova Caxias, José Castro e agora está realizando no bairro São Pedro, que deve ser o próximo a receber a regularização fundiária.