O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caxias participou de evento promovido pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologias do Maranhão (UniFacema) em alusão ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio.

Na ação, os profissionais do SAMU Caxias realizaram uma simulação realística de atendimento a múltiplas vítimas. O diretor da unidade, Franklin Maranhão, falou sobre a participação no evento.

“Foi um evento realizado com sucesso, onde ocorreu uma simulação de colisão frontal com dois veículos, envolvendo 10 vítimas, por meio do método Start. Participaram do evento, os funcionários do SAMU da Unidade de Suporte Avançada (USA), composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista; além de técnicos de enfermagem e condutor socorrista da Unidade de Suporte Básico (USB), e das motolâncias, composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem”, disse.

No mundo, o Dia Internacional da Enfermagem é celebrado desde 1965, mas no Brasil somente em 1974, a partir de decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros, decidiu-se que o Dia 12 de maio seria a data mais adequada em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna.