Em mais uma parceria da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado, foi realizado nesse sábado (14), no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, o Mutirão do Glaucoma. Foram disponibilizadas consultas preventivas e para diagnóstico da doença, além da reavaliação para os pacientes já diagnosticados com glaucoma e a distribuição de medicamentos.

O glaucoma não possui cura, mas ele pode ser tratado e controlado com colírios, além de cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.

O médico oftalmologista, Marcos Coutinho, explicou a importância das avaliações preventivas e para diagnóstico da doença. “O glaucoma é uma doença, na maioria das vezes crônica, que acomete o nervo óptico e que geralmente não apresenta sintomas, por isso a importância de estarmos aqui hoje. Os pacientes podem evoluir sem sintoma nenhum e por isso só sentirem alguma coisa, como dor ou dificuldade para enxergar, no estágio final da doença. Aqueles que têm histórico na família ou outros fatores de risco como pressão alta nos olhos, raça negra, histórico de miopia, devem fazer esse check-up com mais frequência e nós estamos aqui justamente para prevenir e tratar a doença”, frisou.

“Hoje chegamos aqui e encontramos muitos pacientes, acredito que por conta da grande divulgação feita pelo município e ficamos muito felizes por que sabemos que os pacientes irão fazer sua avaliação e irão receber seus medicamentos”, comentou Rosana Fonseca, representante da Secretaria de Estado da Saúde.

Ermando Filho, diretor geral do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, destacou a parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado. “O município de Caxias ganhou muito com a parceria do Governo do Estado do Maranhão com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pois agora Caxias vai despontar na área da saúde. A gente fez o Mutirão da Catarata e Pterígio que foi um sucesso e agora esse Mutirão do Glaucoma, que também está sendo um sucesso. Foram realizados entre 250 a 300 atendimentos, da triagem daqueles pacientes que não tem diagnóstico de glaucoma, aqueles que já têm diagnóstico serão feitas reavaliação da consulta, se possível um reajuste da medição e até mesmo um encaminhamento para uma cirurgia, caso seja necessário”, disse.

Fábio Gentil, prefeito de Caxias, também ressaltou a parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado do Maranhão. “Neste momento estamos no Hospital Regional de Caxias fazendo mutirão de glaucoma, dando a possibilidade das pessoas com esse problema de terem uma visão adequada. O município de Caxias investe nisso, junto com o Governo do Estado do Maranhão, apoiado pelo nosso governador, Carlos Brandão, que tem contribuído e aberto as portas para Caxias”, frisou.

Maria Ivonete, aproveitou a oportunidade do mutirão e falou sobre a ação. “Eu tenho histórico familiar da doença e acho maravilhoso a oferta desse serviço aqui, porque dá oportunidade para todos se tratarem”, ressaltou.

“Já fui operado duas vezes de catarata, mas continuo enxergando embaçado e por isso vim aproveitar essa consulta para tentar resolver porque a visão é essencial na nossa vida”, comentou Francisco Barroso, que esteve na ação.