O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou a aula inaugural da 4ª Turma do Projeto Samuzinho nesse fim de semana, promovido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

A aula aconteceu na Unidade Escolar Municipal Paulo Marinho, com a presença de alunos das Escolas Paulo Marinho, Belmiro de Paiva, Marcelo Tadeu e Jovem Thales, unidades escolhidas para participar da 4ª Turma do Projeto.

O diretor do SAMU Caxias, Franklin Maranhão, destacou os assuntos abordados na aula inaugural e a importância do projeto para os alunos. “No nosso encontro tivemos apresentação do projeto, dos instrutores e abordamos dois temas, que foram a disciplina e os trotes. O projeto e as aulas são de fundamental importância para os alunos, pois eles serão multiplicadores de conhecimentos na própria escola, aos familiares e na sociedade”, frisou.

Durante o curso são trabalhados os temas: Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), parada respiratória, parada cardiorrespiratória (PCR), ressuscitação cardiopulmonar, queimadura, choque elétrico e exposição a produtos inflamáveis, traumas, envenenamento e intoxicação, além de visita técnica ao SAMU Regional Caxias.

Sônia Torres, gestora da Escola Paulo Marinho, falou sobre o interesse dos alunos pelo Projeto Samuzinho. “É uma ação positiva e os alunos demonstraram interesse em participar. Alguns já tinham conhecimento sobre o projeto visto em redes sociais, como também já sabiam qual era o grande problema do SAMU, que são os trotes e eles enfatizavam muito essa questão”, disse.

“Eu estava muito confiante quando fui fazer as avaliações. Eu imagino que eles vão ensinar como salvar vidas”, disse Arthur Alexandre, de 7 anos, participante do projeto.

Raabe Joane, de 9 anos, falou sobre a vontade de participar do projeto. “Eu tinha muita vontade de participar porque quero ajudar as pessoas. É muito errado as crianças que passam trote para o SAMU, porque esse é um trabalho sério”, ressaltou.

Projeto Samuzinho

O Projeto Samuzinho tem como objetivo transformar crianças de 8 a 12 anos em multiplicadores do SAMU na comunidade, família e escola, por meio do ensino de técnicas básicas de socorristas, as formas corretas de acionar o serviço de saúde e os prejuízos causados pelos trotes. Ao todo, o projeto já formou 130 alunos.