Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Hospital Albert Einstein, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Workshop de abertura do Projeto Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde. Na ocasião, estiverem presentes representantes dos órgãos, além de representantes das demais cidades que compões a Região de Caxias (MA).

O PlanificaSUS na Saúde Mental é um projeto piloto no Brasil, inicialmente realizado em três estados: Maranhão, Goiás e Rondônia. Sendo a Região de Caxias uma das escolhidas para iniciar esse processo, por se destacar como referência de uma experiência exitosa da Planificação da Atenção Primária e Atenção Especializada, que refletiu na redução da mortalidade materno infantil na região.

Verônica Aragão, coordenadora da Atenção Primária, falou sobre a nova forma de trabalho que será implantada por meio do projeto. “É um olhar novo para um problema antigo. O diferencial é que o atendimento vai ser realizado não só no CAPS, mas na própria Unidade Básica de Saúde, que já tira muito do receio do usuário, porque ele vai procurar o médico da sua unidade, que já lhe conhece por outras consultas. Esse projeto traz esse novo olhar, que cada paciente seja atendido na sua unidade e referenciado para os CAPS somente os que tiverem necessidade”, disse.

“Caxias já avança na Planificação à Saúde em algumas linhas de cuidado, que são as da mulher, da criança, do idoso, das doenças crônicas e agora na saúde mental e isso é algo que nós vemos como um grande avanço para nossa região”, frisou Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, falou sobre as mudanças positivas que o projeto traz ao município. “Com a Planificação, nós vamos ter o apoio maior da Atenção Primária, uma vez que a população vai poder ser atendida nas Unidades Básicas de Saúde. A equipe vai entender melhor o manejo desse paciente e vamos ter de fato uma rede de saúde que tenha resolutividade”, ressaltou.

O Projeto Saúde Mental na Atenção Primária tem como objetivo reorganizar os processos de trabalho e melhorar a assistência do usuário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), inserindo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesse processo. Isabele Rego, chefe do departamento de Atenção à Saúde Mental , falou sobre a reorganização dos processos de trabalho.

“O Projeto de Saúde Mental na Atenção Primária tem uma grande importância na reorganização da rede, porque muitas vezes os casos de transtornos mentais leves são atendidos nos Centros Especializados e esses casos podem e devem ser atendidos conforme a Rede de Atenção Psicossocial, dentro do seu território. Esse usuário que precisar desse atendimento será acolhido e avaliado dentro da sua comunidade, fazendo todo o projeto terapêutico singular para que haja o acompanhamento, através dos agentes comunitários de saúde e da equipe multiprofissional”, explicou.

“A Região de Caxias pelo êxito que teve nos resultados da planificação, foi escolhida como região piloto para Planificação em Saúde Mental também iniciando pela Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da organização desse serviço e dessa linha de cuidado, para que a APS consiga manejar esse usuário, que tem alguma condição relacionada à saúde mental, de forma que a gente organize a rede dando maior qualidade de assistência e reduzindo a quantidade de usuários no CAPS”, ressaltou Ana Carolina Fernandes, coordenadora da Planificação no Estado.

Willian Vieira, superintende da Atenção Primária do Estado, falou sobre a satisfação de iniciar o projeto na Região de Caxias. “Tudo se inicia por um processo que já está acontecendo em Caxias, que hoje é referência nacional. Para a implantação da Planificação da Saúde Mental, Caxias ficou entre os três municípios selecionados pelo CONASS e pelo Hospital Albert Einstein, saber que essas entidades estão aqui demonstra êxito no trabalho que está sendo realizado”, destacou.

“Caxias tem um trabalho de excelência, foi onde nós iniciamos a Planificação, inserindo o trabalho da saúde desde o vigia ao diretor, do médico ao auxiliar de serviços gerais, e nós estamos trazendo isso para Saúde Mental, colocando-a dentro da Atenção Primária”, disse Aristeu Almeida, coordenador das Regionais de Saúde.