Nesta quarta-feira (18), Caxias também celebrou o Dia Internacional do Museu. O Memorial da Balaiada, que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em sua 20ª edição, abordou este ano o tema  “O Poder dos Museus”. Durante a abertura, estiveram presentes alunos das escolas Inácio Passarinho e Cônego Aderson, estudantes da UEMA, além de representantes do Tiro de Guerra, Academia Caxiense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e Rotary Clube.

O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos, conforme o Instituto Brasileiro de Museus. A diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Torres, lembra que os museus são agregadores.

“Esse poder se dá pela agregação com a coletividade, pelos saberes e sentires que são trocados. Você não é mais o mesmo após adentrar em um museu, porque aqui a Balaiada vive. O Memorial guarda a memória, então ele é nosso patrimônio material e imaterial”, destaca Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“Eu estou agradecida por ter conhecido o Memorial e a Professora Mercilene. Eu voltei no tempo quando vi essa exposição”, disse Lia Lobo, visitante.

O Memorial da Balaiada está com duas duas exposições simultâneas. Uma delas é “Caxias de Memórias”, produzida pelo fotógrafo David Sousa, que aborda um olhar único sobre Caxias a partir das fotografias que retratam o patrimônio histórico material e imaterial da cidade.

“Essa temática vem confirmar os meus registros sobre a cidade de Caxias. As vezes a gente passa por lugares e não percebe. A fotografia nos leva também à reflexão”, destaca David Sousa, fotógrafo.

A outra é uma exposição documental, “Desvendando Caxias”, que é coordenada pela historiadora e diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Barbosa Torres e pela museóloga Marília Colnago Píres.

“Hoje é o Dia Internacional dos Museus, e nada é mais poderoso do que você ter uma documentação histórica da cidade de Caxias”, diz Marília Colnago, museóloga.

A exposição vai ficar disponível para visitação no Memorial da Balaiada até o final de maio de 2022.