A Prefeitura de Caxias , por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e com diversos órgãos que integram a Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, estiveram reunidos no Parque Ambiental para a abertura oficial da Campanha Maio Laranja, que este ano traz como tema “Ninguém Mexe Comigo”.

“Esse ano a campanha está maior, a secretaria aumentou a mobilização. Com isso, esperamos que os casos de abusos contra as crianças diminuam com o nosso trabalho. A Campanha está aí pra isso, para conscientizar as pessoas”, disse Ana Beatriz, coordenadora da Campanha Maio Laranja.

“Caxias vem sempre se destacando no Selo Unicef, na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Conseguimos reverter o índice de mortalidade infantil, isso foi uma grande vitória para o munícipio. Aqui é só mais uma prova do compromisso de todos os órgãos na garantia desses direitos”, disse Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“Hoje é um dia muito importante para nós caxienses. É o Dia Nacional de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O meu recado a todas as mães é que cuidem dos seus filhos. Hoje a maior quantidade de abusadores estão dentro de casa”, desse Cinthya Lucena, vereadora.

Centenas de pessoas em ato simbólico fizeram uma caminhada ao redor do Parque Ambiental, dando o início a uma vasta programação que contará com palestras, caminhadas, adesivaços e conscientização de diversos públicos, sobre os perigos enfrentados por crianças, que infelizmente ainda têm seus direitos violados. Em 2021, Caxias registrou 32 casos oficialmente, enquanto em 2022, até agora, foram 6 novos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Há mais de 40 anos, neste dia, paramos para denunciar a violência contra as crianças e adolescentes. Cada criança apresenta um sinal diferente e deve ser observada. Então, denunciem quando souberem de alguma situação”, disse Kátia Braga, coordenadora do CMDCA.

“A população pode participar denunciando, para que assim o Conselho Tutelar possa atuar. É importante que as famílias estejam atentas aos seus  filhos, pois muitos apresentam sinais e ficam retraídos das pessoas que são abusadoras”, disse Carlene Aragão, Conselheira Tutelar.

A Campanha uniu forças de órgãos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Tutelar; Pastoral da Criança; e das Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM); de Segurança; de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; de Saúde; de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Adjunta de Transportes; de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); da Guarda Municipal; Polícia Militar, OAB, dentre outras.

“Nós estamos aqui em protesto contra a violência e exploração das crianças. É importante o apoio de todos”, destaca Borba dos Santos, aluno do Colégio Militar 2 de Julho.

“Nós precisamos trazer a sociedade para este debate. Trabalhamos com o Bombeiro Mirim, que são crianças de 12 a 16 anos. Nós trazemos os pais e as crianças para essa conversa, porque hoje a maioria está no ambiente virtual”, destaca Ten. Bonfim, do Corpo de Bombeiros.

“Hoje inicia a Campanha Maio Laranja, e nós da educação vestimos a camisa, para que situações de abuso não aconteçam. A Secretaria está disposta a ajudar, no intuito de melhorar esse índice na sociedade”, disse Joselma Lopes, coordenadora do PSD Educação.

“A participação da população é denunciando, nós pedimos que as pessoas participem. Devemos levar o respeito a todas as crianças. Somos a voz dessas crianças. Que os vizinhos e os parentes possam participar fazendo denúncias”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Hoje é o Dia D da Campanha Faça Bonito. Estamos conclamando que as pessoas abracem a Campanha em Caxias, que levem essa mensagem. Muitos casos chegam aos órgãos, mas muitos não chegam à polícia e a justiça. Hoje neste Dia D, vamos nos conscientizar, porque essa violência podemos combater”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.