A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social concluiu a capacitação dos profissionais das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Saúde, de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

Foram dois dias de troca de informações, nos quais a Prefeitura de Caxias (MA), recebeu o projeto “SEDES nas cidades”. O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com a Coordenação Estadual do Programa Auxílio Brasil, Cadastro Único, Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN).

“Aqui estamos capacitando todo o pessoal da Assistência Social, tanto da básica, quanto especial. Nós temos a Secretaria de Educação, Saúde e Agricultura recebendo esse apoio técnico. Temos programas que são comuns entre as secretarias e por isso é importante esse trabalho”, destaca Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Essa semana nossa equipe está dividida em várias cidades do Maranhão. O nosso objetivo é fortalecer a Assistência Social com o apoio técnico das secretarias de Assistência Social, Adjunta de Renda e Cidadania e da Segurança Alimentar”, destaca Vladimir Magalhães, técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

“Hoje nós conseguimos ultrapassar a compra de mais de 30% dos produtos da agricultura familiar do município. Trabalhamos com 4 cooperativas. Nós exigimos a qualidade dos produtos que são comprados, esclarecendo ao agricultor que essa compra também é uma forma de fortalecer a agricultura. As cooperativas já entregam os produtos limpos. Existe uma legislação que tem essas exigências”, destaca Lícia Pinheiro, nutricionista do PNAE SEMECT.

“De 2015 até agora, já foram movimentados mais de R$ 5 milhões de reais em Caxias com os produtos da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). E, recebemos mais de 1.390 toneladas de produtos”, destaca Augusto César, coordenador do PAA na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

A proposta é fortalecer a Segurança Alimentar e os projetos sociais já desenvolvidos, por meio dos encaminhamentos adequados das políticas públicas da gestão municipal, em parceria com os projetos desenvolvidos com a gestão estadual e federal. O evento aconteceu no Centro De Treinamento João Paulo II.

“Esse evento tem como foco trazer os programas que o usuário tem direito, como os jovens, criança feliz e a segurança alimentar. Nossa equipe tem como foco trazer informações sobre cada setor. Nós falamos dos cuidados e o andamento das informações. A gente senta com a equipe e dá ideias para que os recursos sejam usados de forma adequada”, destaca Madson Henrique, técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES).

“Nós queremos parabenizar a SEDES por todo esse apoio. Conseguimos juntar o CRAS e o CREAS, como também a Educação, Saúde e Agricultura. Eu agradeço a todos que vieram com o intuito de apoiar o município e fazer acontecer nas cidades”, lembra Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Nós estamos em Caxias dando o pontapé inicial de vários projetos, juntamente com o nosso governador, Carlos Brandão. Estamos vindo com a SEDES nas cidades, para que mostremos as ações para os municípios. Essa é a semana piloto”, frisou Gardênia Sabóia, secretária adjunta de Renda e Cidadania da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.