Será aberta nesta quinta-feira (26), a partir das 17h, no Mirante da Balaiada, a Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT). Promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Coordenação de Memória e Cultura, este ano o evento está em sua 5ª edição e vai homenagear os escritores Cleo Rolim, Joseane Maia e Elizeu Arruda, que vão estar na abertura da FLICT para uma sessão de autógrafos. Este ano a FLICT traz como tema: “Poética de Saberes em ritmos e melodia”.

“Dia 26 é o lançamento, momento em que a Secretaria decreta o início das atividades nas escolas, mas também é uma tarde de autógrafos. Nós também vamos levar a poética de saberes”, afirma Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura.

Dentro da FLICT também acontece a 5ª edição do Seminário Saberes dos Cocais, com debates de temas importantes e também a XX Feira Municipal de Literatura. Após a abertura, as escolas vão preparar seus trabalhos. Até o mês de setembro as escolas vão aplicar em sala de aula, os livros dos homenageados e preparar conteúdos com base nas obras dos escritores, para serem apresentados em forma de música, poema, corais, dentre outras, durante o ponto alto da FLICT que está marcado para 29 e 30 de setembro de 2022.

“Nós também vamos organizar nosso Seminário Saberes dos Cocais. E se você tem qualquer dom artístico pode procurar a SEMECT para fazer suas inscrições, porque nós teremos todo gosto em organizar um espaço para os nossos artistas”, frisa Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da SEMECT.