Em mais uma ação de conscientização dentro da Campanha Maio Laranja, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou a Caminhada Laranja, com os idosos que integram os Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) e os Centros de Convivência de Idosos (CCIs). A ação com os idosos visa demonstrar que todos podem ajudar, afinal a maioria deles é de avós e que convivem diariamente com crianças e adolescentes em casa.

“Os nossos idosos passaram por capacitação nos Centros de Convivência sobre a Campanha. E, hoje eles estão aqui para mostrar o apoio deles”, disse Luís Gustavo, coordenador dos CCIs.

“Eu tenho neto. A gente tem que ter cuidado com as crianças. Se você sai tem que saber com quem está deixando, ou seja, com alguém que você tenha confiança”, disse Maria das Graças, CRAS Mutirão.

“Tá maravilhoso, eu nunca tinha visto essa campanha ser trabalhada com a gente. O movimento está bom e bem organizado. Nós podemos contribuir com essa campanha”, disse Clades Nogueira, idosa do CCI da Trezidela.

“Nós realizamos uma intervenção sobre a Campanha, para que eles fiquem por dentro. Por terem filhos e netos, nós repassamos informações”, destaca Nayana Marques, coordenadora do CCI da Trezidela.

A Campanha Maio Laranja este ano tem como tema “Ninguém Mexe Comigo” e visa conscientizar a população sobre o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Caminhada percorreu toda a extensão da Avenida Beira Rio.

“É muito importante a gente envolver o público de mais idade, para que eles percebam que são úteis, e levem para os seus filhos e netos”, lembra Ana Beatriz, coordenadora da Campanha Maio Laranja.

“A maioria dos nossos idosos é de mães e avós, então nós encontramos uma maneira de sensibilizar todos eles nesta causa, que é o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Como eles têm essa convivência direta, nós estamos trabalhando com eles a Campanha, para que eles possam abraçar”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.