A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestra alusiva a Campanha Maio Laranja de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Completo Hospitalar Gentil Filho. A iniciativa teve como objetivo informar e mobilizar funcionários da unidade de saúde a trabalharem em conjunto e continuarem colaborando tanto de maneira preventiva, quanto combativa contra qualquer violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho, destacou que a ação serve para fortalecer a rede de apoio e proteção à crianças e adolescentes do município. “Maio é um mês muito importante porque temos a Campanha Maio Laranja de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o Complexo Hospitalar Gentil Filho sendo uma unidade de grande porte, e tendo uma urgência e emergência, recebe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e até de abuso sexual. Nós entramos em contato com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que é responsável pela campanha para estar aqui promovendo essa palestra a fim de nos passar mais informações e podermos fortalecer essa rede de combate”, disse.

“O hospital é uma das portas de entrada para denúncia. Geralmente esses casos vêm por meio de denúncia ou por algum problema que o médico quando faz o primeiro atendimento, constata o abuso e assim passam para a rede de proteção para que sejam tomadas as medidas”, afirmou Ana Beatriz, coordenadora da Campanha Maio Laranja.

Antônio Soares, psicólogo do Complexo Hospitalar Gentil Filho, destacou o trabalho realizado no hospital. “A criança e o adolescente que é vítima de violência sexual, acaba chegando ao hospital pelo pronto socorro, porque devido ao ato ela pode apresentar uma lesão ou algum outro tipo de problema físico, e as vezes acompanhada até pelo próprio agressor. Quando a equipe faz o atendimento é que se começa a entender que aquela situação pode ser fruto de uma violência e nesse momento a equipe solicita a psicologia para fazer o atendimento”, explicou.

Acenilde Alves, conselheira tutelar, ressaltou o papel do hospital no combate à violência contra crianças e adolescentes. “O hospital tem uma grande importância, tanto na prevenção durante a campanha, quanto nas questão das denúncias, até porque é uma porta aberta onde muitas crianças e adolescentes chegam e precisam desse acolhimento. Uma vez que eles dão entrada no hospital, sendo uma vítima de abuso, o assistente social e a direção do hospital encarregam-se de acionar o Conselho para dar prosseguimento para essa situação”, finalizou.

Durante a palestra foram repassados também itens da campanha que levam informações importantes, como os contatos que devem ser acionados quando alguém souber de abusos contra crianças e adolescentes: Disk 100, Conselho Tutelar – (99) 99953-7489 (WhatsApp) e CREAS (99) 98804-1869.