A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio do Plantão Socioeducacional, tem realizado atendimentos em unidades escolares conduzidos pelos assistentes sociais, como Helaine HelIitt, que participou de atividade referente ao dia D de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente na Escola Comunitária Tia Edna. Segundo a profissional, a palestra aconteceu em dois momentos.

“No primeiro momento foi realizada a leitura de uma história infantil. Com o objetivo de explicar para crianças a partir de 5 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e toques afetivos. De forma simples e descomplicada, ensinando a diferença entre toques de amor e toques abusivos, dessa forma apontando caminhos para diálogo e proteção. No segundo momento, foi realizada uma roda de conversa com os alunos do 4° e 5° ano, sobre o dia D de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes”, explica Helaine Hellitti.

A coordenadora da Escola Comunitária Tia Edna, a professora Ivana Carvalho destacou a importância das orientações dos profissionais da SEMECT. “Momentos como esses são importantes e necessários para que possamos combater qualquer forma de abuso, a orientação de profissionais que sabem explicar tanto para os professores, como para os alunos formas de assédio ou abuso e fazê-los ficar atentos sobre as formas e estratégias para combater essas práticas criminosas”, lembra a coordenadora.

Na oportunidade foi reforçada a importância da conscientização de todos sobre a temática e como a população deve se envolver na defesa das crianças e adolescentes. A Escola Comunitária Marilene Medeiros também recebeu os trabalhos.

“Viemos aqui na Escola Comunitária Marilene Medeiros para um bate-papo atual e necessário, onde conversamos com alunos, professores e equipe escolar sobre o dia 18 de maio, dia esse que chama atenção da sociedade para refletir sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Caxias, mas que tem ocorrido durante todo o decorrer do mês de maio. Explicamos que é de suma importância que todos protejam nossas crianças e adolescentes de todas as formas de violência , seja ela sexual ou psicológica. É dever de todos, da da família, da sociedade e do estado , zelar pelo bem-estar social e psicológico das crianças e adolescentes”, frisa o assistente social, Ivan Carneiro, do plantão socioeducacional.

Somente em 2021 foram registrados 32 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Caxias (MA), em 2022 até maio, já foram registrados 10 casos, que estão sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar. A população pode colaborar, denunciando os casos nos seguintes canais: Disk 100, Conselho Tutelar – (99) 99953-7489 (WhatsApp) e CREAS (99) 98804-1869.