Na plateia, meninas que estão em fase de transição estiveram em diálogo franco e aberto com profissionais da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da coordenação Municipal de Juventude. A roda de conversa foi realizada nessa quarta-feira (25), no auditório da Escola Ezíquio Barros Filho.

“Enquanto Secretaria da Mulher, queremos evitar que aconteça qualquer tipo de violência. Hoje nós trouxemos nossa equipe para falar sobre a prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e suas consequências no presente e no futuro”, lembra Antônia Gualberto, psicóloga do CRAM.

“Neste momento, as Secretarias da Mulher e Educação, trazem essas informações, explicam que em situações que elas estiverem passando, com uma complexidade maior, têm a quem recorrer”, frisa Patrícia Santana, gestora adjunta.

“Eu achei muito necessário, porque muitas vezes não sabemos pedir ajuda. Foi uma conversa muito boa. As vezes a família não tem esse tipo de diálogo e com uma psicóloga fica mais fácil”, destaca Manuela Fernanda, aluna.

O projeto Bate-Papo entre Ellas, compartilhou informações sobre a Campanha Maio Laranja, que previne e combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além de deixar à disposição os canais da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Conselho Tutelar, para que sejam acionados em qualquer violação desses de direitos.

“Hoje conversamos com crianças e adolescentes. É uma iniciativa muito importante, que não vai ficar somente aqui, pois será um trabalho permanente e ajuda a combater outras violências que essas meninas podem estar passando”, disse Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente.

“Hoje estamos lançando o projeto Bate-Papo Entre Ellas, que será realizado uma vez por mês nos bairros, para que possamos ter essa aproximação com as mulheres e meninas caxienses. Todo os meses estaremos apresentando uma novidade, mulheres que são inspirações e que têm histórias de superação. Como estamos lançando a Campanha Maio Laranja, nós resolvemos fazer esse Bate-Papo com as adolescentes”, destaca Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).