A Prefeitura de Caxias, por meio da secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou a abertura nessa quinta-feira (26), no Mirante da Balaiada, da 5ª Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT). Coordenada pela Gestão de Memória e Cultura, o evento homenageia três escritores: a ludovicense, Cléo Rolim e os escritores caxienses Joseane Maia e Elizeu Arruda. Os escritores estiveram presentes na abertura e falaram sobre a felicidade em estarem sendo homenageados e tendo a oportunidade de terem suas obras trabalhadas em sala de aula.

“É interessante trabalhar esses livros nas escolas, porque trata do amor, respeito e quebra paradigmas. Caxias é o berço da literatura maranhense. Eu fico feliz em participar desse momento”, reforça Cléo Rolim, escritora.

“Eu acho importante as crianças trabalharem com os meus livros, do Elizeu e Cléo Rolim. É a festa do livro. A minha obra trabalha a cultura popular, que os nossos ancestrais ouviram, são as nossas raízes”, frisa Joseane Maia, escritora.

“Eu estou feliz por estar ao lado de duas escritoras engajadas. Me sinto mergulhado nas águas da alegria”, disse Elizeu Arruda, escritor.

“É importante a gente ter Feiras com qualidade, que não sejam somente comercial, mas sim uma feira do livro. Caxias está de parabéns, é minha primeira participação”, destaca José Viegas, presidente da AMEI.

A FLICT 2022 traz como tema “Poética de Saberes em ritmos e melodia”. A partir de agora, as escolas municipais irão desenvolver as atividades, ensinar os conteúdos das obras dos escritores homenageados até o mês de setembro, para que nos dias 29 e 30 de setembro, todos estejam de volta ao Complexo Turístico Balaiada, para apresentarem os trabalhos produzidos. Estudantes, professores e gestores estão na expectativa.

“Hoje o aluno tem a oportunidade de ler sobre escritores que estão próximos da realidade dele. Pois estarão sabendo quem escreveu a obra, podendo ser até mesmo de alguém da cidade, portanto é um estímulo a mais. A FLICT cria um compromisso em todos nós”, disse Elisângela Martins, gestora da escola Antônio Rodrigues Bayma.

“Eu acho bom, porque nós vamos aprender muito com esses escritores locais”, disse Luana Maísa, estudante.

“Eu acho importante, porque eles falam de Caxias e da nossa região”, disse Raiele Miranda, estudante.

“Eu já participei das edições anteriores. Quando lemos sobre os escritores da terra, nos sentimos ao lado deles. É importante esse contato com os aluno”, fria Antônia Francisca, professora do Guiomar Assunção.

Dentro da FLICT acontece também a 5ª edição do Seminário Saberes dos Cocais, com debates sobre diversos temas, além da realização XX Feira Municipal de Literatura. A Feira tem espaço para o desenho, canto, dança e música. A partir de agora, uma extensa programação começa a ser preparada.

“A FLICT em sua 5ª edição, fomenta a cultura, a escrita e dá as condições para que os alunos façam suas produções. Até setembro nós estaremos fazendo as exposições na culminância do evento. Estão de parabéns o prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia Damasceno”, frisa Sargento Moisés, secretário adjunto de Articulação Política.

“Foi dada a largada de todas as atividades que terão na FLICT. Teremos o Seminário Saberes dos Cocais e as exposições artísticas. Então, se você tem um dom, entre em contato com a FLICT para expor. Você que é escritor, também teremos espaço para lançamento de livros. As atividades da FLICT estão abertas”, lembra Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da SEMECT.

“É um compromisso do prefeito Fábio Gentil e nosso, a SEMECT adquiriu mais de 4 mil livros de escritores caxienses para colocar nas nossas salas de leituras, para que as nossas crianças tenham acesso. Aqui só estamos colhendo frutos importantes. Na culminância da FLICT veremos o que será produzido. Todas as escolas da zona urbana e rural irão se envolver na FLICT, educação infantil, EJAI e escolas particulares”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).