Nesse sábado (28), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, abriu oficialmente a Feirinha Gastronômica, na Praça Vespasiano Ramos (Praça de São Benedito). Teve música ao vivo com Rogério Dumont e Garagem Nacional e uma variedade em comidas típicas da cidade de Caxias (MA), além de bebidas frias e quentes para acompanhamento.

O espaço reuniu centenas de famílias caxienses na 1ª edição da Feirinha Gastronômica, que está prevista para acontecer no último sábado de cada mês. A proposta é dar vazão à culinária caxiense que é rica e que precisava de um espaço para exposição e venda.

Eu achei muito legal porque incentiva o empreendedorismo de Caxias. Gostei também porque fizeram questão de trazer a música para os conterrâneos”, frisa Stéffany Torres, visitante.

ALGUMAS DAS OPÇÕES DA FEIRINHA GASTRONÔMICA

Dentre as delícias da mesa, os caxienses e visitantes puderam ver e provar: Arroz, costela de porco, farofa, panelada, panquecas, cachorro quente de prato, caldos e tapiocas recheadas, sucos, vitaminas, espetinho Gourmet , fritas, feijoada, creme de galinha, arrumadinho de carne moída, maria isabel, lombinho de porco, assado com farofa, vatapá, tapioca, pastel, hambúrguer, pizzas, pães recheados, mini pizzas, creme de galinha, cachorro quente, crepe, arroz de cuxá, farofa de tripa, suflê, quiche de bacalhau, arroz a grega ,arroz de camarão, paçoca, vinagrete, purê, espetinhos de Filé de frango, lombo, contra-filé, picanha , mingau de milho, baião de dois cearense, carne de sol, frango, porco, linguiça, arroz nordestino, rabada maranhense, feijão tropeiro, cachorro quente, lasanha, baião de dois, torta de frango, tira-gosto, bolo de coco com ganache de cacau 70%, browine, bolo cacu supremo, pizza fit, sanduíche natural de frango, canjica 0% lactose e bolo de milho 0% glúten e lactose, massas, panquecas, salgado, panelada, costela suína no molho barbecue, linguiça artesanal, assado em tiras, batata com bacon artesanal, arrumadinho (arroz de costela e galinhada da comadre) paçoca, costelinha de porco no barbecue de açaí, lasanha à moda da casa ( rancheira e bacon), escondidinho de carne seca e macaxeira, cerveja, refrigerante, doces (sobremesas), dentre tantas outras opções que estavam expostas em 36 barracas.

“A Feirinha veio em boa hora. Dentro da Associação de Artesãos temos pessoas que são cozinheiras de coisas da terra. E, esta Feirinha é mais uma oportunidade de vender essas riquezas”, destaca Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

A gastronomia de Caxias é fantástica. E, a programação surge como um ponto de encontro das famílias para apreciarem o que há de melhor na gastronomia caxiense. Uma noite movimentada, gerando renda”, frisa Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

Caxienses e visitantes que prestigiaram a abertura da Feirinha Gastronômica ficaram encantados com o espaço e as opções apresentadas.

Eu estou com um grupo de alunos da UEMA, em uma atividade da disciplina Estudos Socioeconômicos do Estado do Maranhão. Sabemos da importância de Caxias no processo de ocupação do nosso estado, a partir da colonização portuguesa. Nós viemos observar, analisar aspectos que registram esses momentos. Eu achei muito boa essa Feira, trazer os jovens para esse convívio, é um momento de congraçamento”, frisa Rosalva de Jesus, professora de Geografia da UEMA de São Luís (MA).

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado da Deputada Estadual, Daniella, e o secretário Léo Barata, destacaram o quanto a cidade pode se beneficiar com opções de lazer como a Feirinha Gastronômica.

Quero cumprimentar todos os empreendedores e visitantes da nossa querida Caxias. Fico feliz com a gestão do Prefeito Fábio Gentil, que sempre busca inovações para trazer benefícios para a cidade”, disse Daniella, Deputada Estadual.

Hoje estamos na primeira Feira Gastronômica. Tivemos uma grande receptividade, além da economia informal, a família esteve presente. O último sábado de cada mês vamos estar realizando a Feirinha Gastronômica, e queremos convidar os caxienses para prestigiar ainda mais, porque esta Feirinha foi feita pra você”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: ,