Nesse domingo (29), após o grande sucesso da Feirinha Gastronômica, os caxienses compareceram e fizeram a festa mais uma vez na Feirinha da Gente, na Praça Vespasiano Ramos, no largo de São Benedito.

Dentre as atrações que passaram pelo palco da Feirinha estiveram: Walter Santer, Nei Lima, Dança do Lili e PagoBlack. A Dança do Lili que completou 37 anos neste domingo, lançou seu novo trage, dando mais um passo rumo à preservação da cultura popular tipicamente caxiense, que está se renovando e inserindo no seu repertório, o resgate de tradições como a ciranda, que também foi apresentada na Feirinha da Gente.

“A Dança do Lili completa este ano 37 anos de existência. Hoje estamos lançando o nosso trage típico, preservando a nossa cultura”, disse Pelé, produtor cultural.

“A Dança do Lili é um patrimônio do município. A Prefeitura de Caxias vai enviar à Câmara Municipal, um Projeto de Lei tornando a Dança do Lili um Patrimônio Cultural Imaterial de Caxias. É uma dança genuinamente caxiense. Obrigado ao Pelé pela sua luta”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Serviços de saúde foram levados pela Unidade Básica de Saúde do bairro Castelo Branco. “Nós estamos ofertando aferição de pressão, teste de covid-19 e influenza. Nós fizemos mais de 50 atendimentos”, lembra Valcirânia Brandão, enfermeira.

Produtos da Agricultura Familiar, café da manhã, pratos da culinária caxiense, além de caipirinha e artesanato também foram encontrados. Antes mesmo de meio-dia, praticamente todos os produtos já haviam sido vendidos.

Os vendedores a cada domingo percebem a grande oportunidade de comércio alternativo que se tornou a Feirinha da Gente. Como destacou Nete, da Caipirinha da Nete é uma das novidades da Feirinha da Gente.

“Eu estive na Feirinha Gastronômica e hoje estou na Feirinha da Gente. É um espaço muito bom para os caxienses”, disse Nete, da Caipirinha da Nete.

A Feirinha da Gente é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; de Saúde; de Políticas para as Mulheres; Assistência e Desenvolvimento Social; de Segurança Pública (Guarda Municipal); de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo); de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Bombeiros Civis, Sebrae e Associação dos Artesãos de Caxias (MA).