Os coordenadores do Programa Busca Ativa Escolar, articuladores e mobilizadores do Selo Unicef dos municípios do Maranhão, participaram do Café com Trilhas “Educação de Qualidade para Todos”. O evento realizado pela UNICEF, nos dias 26 e 27 de maio em São Luís, teve por objetivo orientar os municípios quanto a meta de educação estabelecida para alcançar o Selo UNICEF 2021/2024, tendo como estratégia a busca ativa escolar.

O município de Caxias foi representado na capital por Delcy Silva, coordenadora do Busca Ativa Escolar da SEMECT; Kiara Braga, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e articuladora Municipal do Selo e Joselma Lopes, mobilizadora de educação do Selo UNICEF no município. A Busca Ativa e o Plantão Socioeducacional foram destaques durante as exposições.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e articuladora do Selo Unicef em Caxias, Kiara Braga, o encontro foi engrandecedor e produtivo. “Esse foi um momento importante, pois mostra a representatividade e compromisso com essa causa tão importante. Caxias já recebeu o Selo UNICEF em outras edições e para receber o certificado o município precisa alcançar outras metas como na educação, na saúde e assistência social. Em Caxias tem essa conexão entre as secretarias, afinal trabalhamos em prol de um município que vislumbra uma sociedade mais justa e que desenvolve bons projetos”, destaca.

Para a mobilizadora Joselma Lopes, que também é integrante do PSE da SEMECT, o trabalho precisa ser realizado em conjunto, para que todos consigam os resultados desejados. “Com a finalidade de buscar crianças e adolescentes que estão fora da escola, temos uma equipe que se mobiliza e visa esclarecer que a responsabilidade é de todos: família, escola, sociedade e demais secretarias. A população é quem ganha com os benefícios propostos pelo Selo UNICEF”, lembra Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

Delcy Silva, coordenadora de currículos e programas da SEMECT, explicou que o Programa Busca Ativa é uma estratégia importante dentro da educação. “As estratégias utilizadas pelo Busca Ativa Escolar é bem diversificada, e com a finalidade de resgatar alunos, que estão fora da escola, seja por evasão, ou ainda levar o aluno para dentro da escola, o tirando da vulnerabilidade. Por termos um programa social dentro da SEMECT denominado Programa Plantão Socioeducacional nas escolas da rede pública municipal de ensino, juntamente com outros órgãos públicos parceiros, por meio da articulação intersetorial, temos conseguido resultados favoráveis. Esse encontro serviu para esclarecer e discutirmos ideias que estruturam a forma organizacional por meio das estratégias utilizadas por cada cidade ou setor”, frisa Delcy Silva.