A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação infantil contra a covid-19 no novo polo fixo do município, nessa segunda-feira (30). A imunização para crianças de 5 a 11 anos, acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, localizado na Rua Quininha Pires, nº 105, Centro (Anexo de Saúde UEMA). O município segue ofertando 1ª e 2ª doses pediátricas.

Elane Reis, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou a mudança do local de vacinação contra a covid-19 para crianças. “Vimos a necessidade de mudança do polo da vacinação infantil para UBS Centro, porque conseguimos duas salas de vacinas no local, uma que centralizará a vacinação covid-19 infantil e outra para vacina de rotina e covid-19 adulto, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Essa mudança trará benefícios em relação ao acesso da população à vacina infantil, por ser uma Unidade Básica mais próxima. Lembrando que nas ações do programa saúde na escola, estará sendo ofertada a vacina da covid-19 infantil nas escolas de todos os bairros. Então os pais podem se programar pra levar seus filhos tanto na UBS Centro, quanto na escolas”, disse.

Verônica Aragão, coordenadora da Atenção Primária de Saúde, reforçou o chamado aos responsáveis para levarem seus filhos para serem imunizados. “Nesse momento, estamos chamando os pais e responsáveis para estarem levando suas crianças que ainda não tomaram a sua dose de vacina contra a covid-19, ou que estão precisando tomar a segunda dose, que passem a se dirigir a um novo polo de vacinação, ou seja, um local de fácil acesso a todos. A mudança começa a partir de hoje (30), as crianças devem ser vacinadas somente lá, visto que essa vacina não se encontra nas demais Unidades Básicas de Saúde, pois deve ser feita em ambiente separado das outras vacinas”, explicou.

“Com essa mudança do polo de vacinação infantil contra a covid-19, nós acreditamos e esperamos que a frequência de crianças para serem vacinadas seja maior. A gente chama a população a vir, por ser mais acessível, a UBS Centro no Anexo de Saúde UEMA, está bem localizado, estamos de braços abertos para receber as nossas crianças”, ressaltou Christiany Aguiar, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Centro.

Paulo Rodrigues, enfermeiro da UBS Centro, destacou a importância da 2ª dose para as crianças. “A segunda dose é muito importante para completar o esquema, pois sem completar a pessoa fica mais suscetível ao vírus, além disso nós também não conseguiremos controlar a circulação do vírus e a 2ª dose é essencial para isso. É muito importante os pais não esquecerem, mas caso esqueçam, mesmo após alguns dias, tragam seus filhos para se imunizar”, disse.

Taciana Cristh, mãe de Amanda Sofia, levou sua filha para ser imunizada e ressaltou as vantagens do novo ponto fixo de vacinação. “Eu achei melhor, ficou mais próximo e o atendimento está sendo mais rápido . A vacina é muito importante para a proteção e para que a criança possa voltar para a escola, que é algo que ela está ansiosa, eu fico muito feliz que ela está imunizada”, finalizou.