Durante o mês de maio diversas ações foram realizadas, como blitz educativas, palestras em escolas, panfletagem, caminhadas, dentre outras ações. E, para marcar o encerramento da Campanha Maio Laranja, de combate ao Abuso e à  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou nessa terça-feira (31), uma ação no Mirante da Balaiada, onde de forma simbólica, soltaram-se balões na cor laranja para marcar o momento. Este ano, a Campanha teve como tema “Ninguém Mexe Comigo”.

“Esse ano a Campanha foi mais participativa. Tenho certeza que as denúncias vão aumentar, porque as pessoas se conscientizaram disso”, disse Andreia Damasceno, coordenadora do CREAS.

“O Maio Laranja é um mês muito importante. É uma prevenção que deve acontecer durante todo o ano e essa conscientização junto aos pais e mães deve ser constante. Para prevenir é preciso conhecer”, lembra Daenys Silva, Conselheira Tutelar.

Durante o evento os projetos sociais da Prefeitura de Caxias (MA), a exemplo do Centro da Juventude, Projeto Mãos Amigas, dentre outros, se apresentaram com danças e e peças teatrais para reforçar a conscientização sobre a Campanha.

“Infelizmente ainda existe a exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa campanha foi feita pela equipe da Assistência Social com o apoio do Prefeito Fábio Gentil. Nós sabemos que o papel foi cumprido, embora essa luta continue, até que se ponha fim a esse crime”, destaca Ximenes, vereador.

“Nós trabalhamos com mulheres e meninas adolescentes, para estarmos conscientizando sobre essa política de direitos. Essa Campanha faz parte de um dos resultados sistêmicos do Selo Unicef, onde o município se responsabiliza com essas atividades de mobilização e sensibilização”, frisa Kiara Braga, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres.

“Nós acreditamos que podemos reduzir. Não é uma preocupação só nossa, mas de todas as pessoas que sejam contra ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Alias nós acreditamos que toda forma de violência seja ruim para todo ser humano,  principalmente para as crianças e adolescentes”, frisa Ana Lúcia Ximenes, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Nosso objetivo é continuar na luta para que a exploração sexual contra crianças e adolescentes possa ser combatida. A gente entende que esse trabalho é contínuo e quem ganha é a sociedade como um todo”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).