A Unidade Escola Municipal Dr. João Viana no bairro João Viana, realizou na tarde dessa terça-feira (31), a culminância do Projeto No Meu Corpinho Ninguém Toca. A proposta visou conscientizar crianças assistidas pela unidade de ensino sobre a Campanha Maio Laranja.

“A nossa escola tem sempre essa preocupação de conscientizar os nossos alunos. Nesse mês Laranja, nós trabalhamos essa temática. Hoje estamos fazendo o lançamento do projeto que vai continuar durante o ano todo”, destaca Antônia Cardoso, gestora escolar.

“Esse projeto tem como objetivo trazer dicas para as nossas crianças sobre como identificar situações que abordem tanto a violência, como o abuso sexual”, destaca Francisca Tatiane, professora.

Embora a primeira etapa do projeto tenha sido finalizada por conta da Campanha Maio Laranja, a ideia é que a escola permaneça com o projeto que tem por objetivo levar dicas de como identificar situações que envolvam o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além de ensinar formas de pedir ajuda. O evento contou com a presença de representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“É uma ação que deve ser feita em todas as escolas. As vezes muitos casos estão na própria família, então é importante que a gente fique atento”, disse Hely Oliveira, representante do CMDCA.

“Que esses diálogos possam chegar em todos os espaços. Neste mês nós trabalhamos mais a política de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente”, frisa Camila Sousa, representante do Conselho Tutelar.

“As nossas crianças e as famílias precisam desses cuidados. A SEMECT investe com palestras e com encaminhamentos por meio do Plantão Social. Hoje as integrantes do Plantão Social estão atentas a esses casos dentro da escola. Quando há alguma situação dessa natureza, nós fazemos os encaminhamentos”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.