Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa de Controle de Tabagismo realizou palestra com o tema: “Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente”, para alunos da Escola Municipal Presidente John Kennedy.

Elisabeth Chaves, coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo, falou sobre a ação. “Hoje viemos na Escola Presidente John Kennedy com o objetivo de comemorarmos o Dia Mundial Sem Tabaco. Estamos aqui também para conscientizar e sensibilizar os alunos, trazendo informações sobre os malefícios que o cigarro traz para nosso corpo e destacar como o jovem pode ser livre do cigarro, ser feliz, limpo e com saúde”, disse.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas.

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo mundo. Karine Silva, aluna, falou da importância de não fumar. “É muito importante não fumar porque faz um grande bem a nossa saúde e ao pulmão, que é um órgão tão importante. Fumar pode trazer grandes consequências, inclusive a morte”, frisou.

“Foi muito interessante essa palestra para ensinar aos jovens a importância de não fumar pois fumar pode causar muitas doenças, fazendo muito mal a saúde”, ressaltou Gabriel Bonfim, aluno.

Ações de combate ao tabagismo são desenvolvidas pela Prefeitura de Caxias. O município desenvolve o Programa de Controle ao Tabagismo que realiza prevenção da iniciação, terapia comportamental e psicológica para cessação ao tabagismo e promoção de ambientes livres de tabaco.