A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e da Secretaria Adjunta de Esportes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), já está preparando a maior competição esportiva da cidade, a 43ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (MA). A abertura está prevista para o dia 13 de junho, a partir das 16h, no Ginásio de Esportes Governador João Castelo.

O retorno das atividades presenciais vai marcar um grande momento de reencontros. Ao todo, somente no município serão 57 escolas inscritas, tanto da zona urbana, quanto da zona rural. As inscrições já começaram e seguem até o dia 8 de junho de 2022.

“A previsão de abertura é 13 de junho, às 16h no João Castelo. As escolas já estão treinando os alunos para que haja uma boa apresentação. Nós vamos ter praticamente todas as modalidades. As escolas do município devem contemplar do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. São 52 escolas da zona urbana e 5 na zona rural que vão participar dos jogos: Nazaré do Bruno, Engenho D’água, Cabeceira dos Cavalos, Caxirimbu e Rodagem”, frisa Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esporte.

A Secretaria Adjunta de Esportes acredita que todas as 18 modalidades esportivas sejam contempladas durante os jogos, dentre elas Futsal, Voleibol, Basquete, Badminton, Caratê, Taekwondo, Futebol de Campo, Beach Soccer, Vôlei de Areia, Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez, dentre outras.

Na 42ª edição, os Jogos Escolas de Caxias contou com 67 escolas e 2.750 estudantes. A expectativa é que este ano, os jogos sejam ainda maiores.

“Nós estamos preparando um grande evento, porque são dois anos parados. E tenho certeza que este ano, os jogos vão contar com a sua presença, e essa interatividade é importante para que a nossa autoestima possa ser resgatada”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).