A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou nessa sexta-feira (3), o III Seminário Censo Escolar no auditório da Escola Leôncio Alves, no bairro Campo de Belém. Os formulários para a coleta de dados do Censo Escolar estão sendo adequados à nova realidade da educação brasileira. E por esse motivo a SEMECT, por meio do setor Educa Censo, promoveu um encontro com representantes de diversas unidades de ensino de Caxias para tratar sobre o tema.

“É muito bom termos esse encontros promovidos pela SEMECT, para que fiquemos atualizados em quais estratégias iremos utilizar em relação as novas regras do Censo Escolar”, lembra Caio Rodrigues, auxiliar de secretária da CEI Francileide Leal.

As mudanças foram feitas para atender demandas de inserção de informação como ressaltou o técnico Francisco, do Censo Escolar SEMECT. “Nesse momento estamos trabalhando o período de coleta de dados, da matrícula inicial no qual as escolas informam a matrícula da educação infantil, fundamental e EJAI. Essa matrícula tem importância muito grande, pois será ela que irá gerar o recurso para o município”, lembra Francisco Moraes, Censo Escolar.

O encontro é uma forma de permitir a discussão sobre o levantamento estatístico e propor as mudanças para a coleta de dados de cada instituição de ensino, que busca estratégias para resgatar cada vez mais alunos, como explica Socorro Brito, gestora de Currículos, Projetos e Normatização da SEMECT.

“Esse seminário é de orientação e acompanhamento das ações de preenchimento do Censo Escolar, realizado sobre a coordenação do professor Francisco, que responde pelo Censo e que objetiva dar suporte aos gestores, professores, secretários escolares, quanto a alimentação de dados do sistema, colocando as informações das escolas, dos alunos e dos profissionais de forma correta para não implicar em erros no sistema nacional”, reforça Socorro Brito, gestora de Currículos, Projetos e Normatização da SEMECT.