Nesse domingo (5), a Feirinha da Gente entrou no clima junino. As atrações fizeram bonito para anunciar que o São João já vai começar. Nonatinho do Sax, Junina Tamarineiro do Cangaço, Junina Estilizada Beija Flor dos Cocais e Cometa do Forró, fizeram a animação dos caxienses que prestigiaram as atrações culturais que passaram pela Feirinha.

“O Carimbó vem comigo tem 12 anos de tradição. É uma maneira de trazer alegria para estas crianças. Está dando certo, os pais apostaram nessa dança. O Carimbó da Trezidela é um orgulho para todos os caxienses”, diz Mauro Pereira, produtor cultural.

“Nosso tema é inspirado nas quebradeiras de coco. No Maranhão são mais de 50 mil quebradeiras. A gente depende muito do Babaçu, mas as quebradeiras estão sendo impedidas de pegar o coco por conta das propriedades privadas. Nós estamos fazendo uma crítica social, para que se olhe mais para estas quebradeiras”, lembra Rogério Lima, junina Beija Flor dos Cocais.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realiza entre os dias 17 e 29 de junho, 13 noites do São João Quer a Gente Quer. A Feirinha deu apenas um aperitivo do que será esta grande festa que é feita pela população caxiense.

“Chegou o mês de junho, um mês de alegria. Nesse primeiro domingo, trouxemos a essência do maior São João que Caxias vai fazer. O prefeito Fábio Gentil está animado com o que está sendo preparado, e também dando dicas . Logo iremos divulgar as atrações”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

A praça Vespasiano Ramos recebeu mais uma vez um grande público, que prestigiou artesanato, produtos da agricultura familiar, a gastronomia, drinks, dentre outras opções.

Os serviços de saúde disponibilizados na Feirinha neste domingo, ficaram por conta dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.

A Feirinha da Gente é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; de Saúde; de Políticas para as Mulheres; de Assistência e Desenvolvimento Social; de Segurança Pública (Guarda Municipal); de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo); Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Bombeiros Civis; Sebrae e Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

A Feirinha é realizada na Praça Vespasiano Ramos, no Centro de Caxias (MA), das 7h30 às 15h, todos os domingos.