A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA), realiza o trabalho de visitas técnicas junto aos agricultores familiares nas comunidades assistidas nos três distritos da zona rural de Caxias.

Pra mim é muito importante, porque ajuda a gente. Eu plantei feijão e milho. E, agora vou começar a plantar novamente. Eu quero investir o dinheiro pra tentar diminuir o prejuízo”, diz dona Lúcia da Costa, produtora.

O trabalho realizado vai desde orientações a respeito da produção de cada agricultor, como também tem por objetivo assistir a todos que fizeram a adesão ao Programa Garantia-Safra, para vistoriar e atestar se perderam ou não a produção por conta de seca ou inundação.

“Estamos fazendo uma vistoria. Esse programa traz um benefício ao agricultor, porque ele ressarce um pouco do que foi perdido. Nós temos 20 agricultores pra fazer a vistoria. A seleção é feita pelo Ministério da Agricultura. O engenheiro agrônomo é responsável pela vistoria para que possamos colocar no mapa”, destaca Claudiane Costa, engenheira agrônoma.

“É um programa muito importante, pra nós que moramos nessa área. É um programa bem pensado pra ajudar a gente. O pessoal da Secretaria sempre vem pra essa vistoria. Eu quero plantar de tudo um pouco agora esse ano. Eu planto cheiro verde, cebola, mamão, quiabo e outros”, diz Diego Sousa, povoado Terra Dura.

O Programa Garantia-Safra é uma ação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro por tempo determinado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou das chuvas intensas.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Programa Garantia-Safra está disponível para produtores que tenham o cadastro ativo como agricultores familiares, com renda mensal de 1,5 salário mínimo e que plantem entre 0,6 e 5 hectares de milho, feijão, arroz, algodão ou mandioca. Em Caxias (MA), a SEMAPA faz a intermediação com o Governo Federal.