A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando capacitações com profissionais da rede municipal, com o objetivo de melhorar e otimizar o atendimento à população caxiense.

Nesta quarta-feira (8), médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, se reuniram com coordenadores da Atenção Primária de Saúde (APS), para discutir sobre as demandas espontâneas, classificação de risco, manejo, compartilhamento e acolhimento dos pacientes que procuram as UBSs.

Marisa Costa, coordenadora técnica da planificação na Atenção Primária de Saúde, destacou os temas abordados na capacitação. “Estamos estudando e compartilhando conhecimentos em relação ao acolhimento das demandas espontâneas que nós temos, tanto voltado aos eventos agudos, quanto as questões das vulnerabilidades, que são pessoas que chegam às unidades precisando ser acolhidas com a mesma competência das demais, para que a gente possa no momento oportuno, fazer uma proteção social e tentar solucionar o problema do nosso usuário”, explicou.

Andreia Almeida, coordenadora das Condições Crônicas, falou sobre as etapas do trabalho que foram discutidas no encontro. “O paciente que chega na unidade e não está agendado, passa por uma classificação de risco para saber se precisa ser manejado e compartilhado com outro tipo de atenção ou se dentro da Atenção Primária de Saúde pode ser conduzida essa situação, ou até em um evento que esteja agendado, quais as formas ele pode ser agendado, são esses fluxos que estão sendo discutidos”, disse.

Henrique Azevedo, médico da Unidade Básica de Saúde Santo Antônio, frisou a importância do encontro para os profissionais. “É um encontro extremamente enriquecedor, porque a gente ganha conhecimento e se capacita para utilizarmos de protocolos e melhor atender a comunidade, e ainda podemos proporcionar uma atualização das pesquisas que vêm sendo feitas na Atenção Primária de Saúde e principalmente diminuir as demandas dos prontos-socorros, urgência e emergência, trabalhando prevenção, promoção de saúde e atendendo casos de menor complexidade, como AVC e infarto, para que a gente possa melhorar os índices de saúde da população”, finalizou.