A Prefeitura de Caxias, por meio da Coordenação de Juventude, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nessa quarta-feira (8), no auditório da Prefeitura Municipal, um encontro intitulado “Juventude e Meio Ambiente: os impactos na vida das juventudes”.

“Hoje estamos fazendo um encontro com os Agentes Jovens Ambientais, além de reforçar com eles algumas informações sobre o trabalho que eles estão realizando. Nós realizamos essas ações para capacitar e tornar mais acessíveis quando eles estiveram nas comunidades. Nós trouxemos algumas representações para compartilhar os conhecimentos sobre os conflitos agrários e como eles causam impactos ambientais na vida dos jovens”, afirma Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Instituto de Ações Sócio Ambientais (INASA); Diocese de Caxias; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, além dos 45 jovens que integram o projeto Agente Jovem Ambiental. Uma mesa redonda foi aberta onde as entidades e órgãos falaram sobre suas ações, debateram também sobre a grilagem de terras e o quanto é prejudicial ao meio ambiente e às comunidades rurais, a presença do agronegócio que expulsa comunidades tradicionais de seus locais de trabalho e origem.

“Falamos sobre o trabalho do Inasa, desenvolvemos um há mais de 10 anos. Temos trabalho realizado em grande parte do Maranhão. O nosso objetivo é despertar a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e com a sociedade”, afirma Luís Neves, representante do Inasa.

“A Associação ajuda na preservação do Meio Ambiente. Graças a esse trabalho, temos equipamentos doados para os catadores. Estamos com um projeto chamado de Catando Esperança, para implantar a coleta seletiva, junto à Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente”, frisa Valquíria Henrique, secretária da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos.

“Temos situações que trazem diversas problemáticas que causam impactos aos seres humanos. As doenças respiratórias e de pele, as vezes são ocasionadas pelas queimadas irregulares e o acondicionamento do lixo de forma inadequada. Enquanto os seres humanos não tiverem a consciência, nada vai pra frente”, lembra Diego Santos, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“A gente sabe que os Agentes Jovens Ambientais têm por objetivo a educação ambiental, que busca a sensibilização da sociedade. Nós estivemos na Sala Verde e nas escolas trabalhando a educação ambiental. Antes de entrarmos na causa, temos que sentir para abraçar a sustentabilidade. A gente tem que ser proativo”, disse Ana Vitória, Agente Jovem Ambiental.

“Nós temos uma orientação do Papa Francisco de ecologia integral de cuidado com a casa comum. Hoje a igreja tem um acompanhamento específico com as comunidades quilombolas, ribeirinhos, lavradores, comunidades tradicionais e agroecologia, para que todos vivam um ajudando ao outro. A Pastoral da Terra e a Sala da Cidadania em Caxias trabalham essa dimensão”, disse Padre Ribamar, padre.

O encontro que foi alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho de 2022, também permitiu que os jovens apresentassem ações já realizadas do projeto. O Programa Agente Jovem Ambiental é uma iniciativa do Governo do Maranhão, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal. Eles receberam cartões de créditos que darão direito a cada um deles um auxílio no valor de R$ 250, por um período de um ano, enquanto desenvolvem ações ambientais.