A Prefeitura de Caxias (MA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Tiro de Guerra, está abrindo mais uma turma do Curso de Microempreendedor Individual (MEI). O curso vai atender 36 estudantes no auditório do Tiro de Guerra e faz parte da linha de fomento, Qualifica Mais Progredir, que visa oferecer cursos de qualificação em parceria com o Ministério da Cidadania e Ministério da Educação.

O curso é destinado para pessoas acima de 18 anos, que tenham o ensino fundamental completo, que recebam o Auxílio Brasil, faça parte do núcleo familiar de alguém que receba o auxílio ou que esteja inscrito no CadÚnico.

As inscrições para o curso contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Outra turma com 36 alunos terá início na próxima segunda-feira (13), às 18h30, na escola Jadihel Carvalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), e vai disponibilizar 72 vagas no curso de Microempreendedor Individual gratuitamente.

“Eu pretendo me qualificar mais. Esses conhecimentos nos ajudam em várias áreas”, disse João Felipe, atirador do Tiro de Guerra.

“Eu irei fazer o curso. É muito bom, pois iremos saber como abrir o próprio negócio, ou seja, não ficar dependendo apenas de conseguir algum emprego”, disse Almada da Silva, atirador do Tiro de Guerra.

“O Tiro de Guerra é uma escola de cidadania. Nós temos que trabalhar desde o combate à violência, até a entrada no mercado de trabalho. Diariamente nós instigamos os nossos atiradores a buscar a qualificação. A cada fonte que você agrega o conhecimento, as portas vão se abrindo”, lembra o Subtenente Albeci, chefe de Instrução do Tiro de Guerra.

“Hoje nós sabemos que tudo acontece pela qualificação. Se estivermos qualificados vamos escolher onde trabalhar. Essa parceria é importante e entregamos para os estudantes o compromisso da busca pela qualificação, para que eles estejam mais preparados para o mercado de trabalho”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência Social (SMADS).

“Para mim é uma enorme satisfação estarmos juntos mais uma vez. O prefeito Fábio Gentil sempre nos cobra isso, que possamos trabalhar em parceria para ajudar no desenvolvimento dos caxienses”, frisa Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“Nós queremos agradecer ao Tiro de Guerra por nos ceder este espaço. Graças a parceria com a Prefeitura de Caxias estamos capacitando aos poucos as 1.100 pessoas. As secretarias ajudaram nas inscrições e nós vamos executar os cursos. Agradeço a todos”, disse João da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).

“Ao todo, são 36 alunos, o curso tem 160 horas e duração de três meses. As aulas vão acontecer a noite, no Tiro de Guerra. Ao longo do curso, os alunos vão ter aulas de Marketing, Empreendedorismo, Educação Financeira e Formalização da MEI”, destaca Luís Moraes, coordenador dos cursos do Programa Bolsa Formação do IFMA.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, esteve presente na solenidade acompanhado da Deputada Estadual, Daniella.

“Quero parabenizar a todos vocês que estão aqui, se empenhando e buscando cada vez mais conhecimentos. Com certeza esses conhecimentos irão servir para a vida de todos vocês. Quero aqui colocar o nosso mandato à disposição, uma vez que ele é voltado também para a juventude”, frisa Daniella, Deputada Estadual.

“Nós sabemos que o mercado de trabalho aproveita as pessoas mais preparadas. Então, agarrem essa oportunidade. A Prefeitura de Caxias, por meio das nossas secretarias, está à disposição nessa parceria com IFMA para dar todo o suporte. Uma boa sorte a todos e um bom curso”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Após a solenidade de abertura, os alunos tiveram uma aula inaugural com o Profº José Ivan Fernandes, que falou um pouco sobre empreendedorismo.